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| O Nakajima Ki-43 Hayabusa ("Falcão Peregrino") foi um caça usado pela Força Aérea do Exercito Imperial Japonês durante a segunda guerra mundial. Era designado nos relatórios Aliados por "Oscar", mas oficiosamente era designado por "Zero do exercito" pelos pilotos americanos devido à sua semelhança de perfil com o Mitsubishi A6M Zero da Marinha Imperial, diferindo essencialmente pela carlinga mais “limpa”, que a do Zero. Pilotos aliados relatavam frequentemente que o Ki-43 era extremamente ágil e difícil de atingir, mas que bastavam alguns projeteis certeiros para o destruir. Apesar das suas fragilidades, o Ki-43 abateu mais aviões aliados do que qualquer outro caça japonês. | |||||
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Ano
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1939
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Pais de Origem
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Japão
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Função
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Caça
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Variante
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Ki-43 II
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Tripulação
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1
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Motor
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1 x Nakajima Ha-115 radial de 1150cv
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Peso (Kg)
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Vazio
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1910
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Máximo
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2924
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Dimensões (m)
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Comprimento
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8,92
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Envergadura
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10,84
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Altura
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3,27
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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530
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Teto Máximo
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11200
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Raio de ação
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1760
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Armamento
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2 x metralhadoras de 12.7 mm Ho-103 com 270 tiros por arma
2 bombas de 250 kg | |||||
Países operadores
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Japão
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Ki-43 III |
Tal como o A6M Zero, o Ki-43 utilizava um motor radial, e era leve e fácil de pilotar, com uma performance em combate que se tornou lendária no teatro de guerra asiático. Apresentava uma manobrabilidade superior a qualquer dos seus oponentes da fase inicial da Guerra, mas não dispunha de blindagem ou de tanques auto-selantes, e o seu armamento era fraco.
O Ki-43 foi concebido por Hideo Itokawa, que mais tarde se tornaria um dos pioneiros do programa espacial japonês.
O protótipo do Ki-43 foi produzido em resposta a uma especificação de dezembro de 1937 para um sucessor para o Nakajima Ki-27 “Nate” de trem de aterragem fixo. A especificação definia uma velocidade máxima de 500 km/h, uma taxa de subida de 5.000 m em cinco minutos e um raio de combate de 800 quilômetros. Em capacidade de manobra deveria ser no mínimo idêntico ao Ki-27.
Ki-43 II do 1º chutay, 25ºSentai, Nanjing, China, 1943 |
A primeira versão de produção, Ki-43 I, foi iniciada em novembro de 1939, e as primeira aeronaves começaram a ser entregues no início de 1941. Adicionalmente à excelente manobrabilidade da aeronave, o Ki-43 tinha também uma excelente taxa de subida, proporcionada pelo seu reduzido peso.
Ki-43 II |
O Ki-43 foi equipado inicialmente com duas metralhadoras Tipo 89 de 7.7mm, sincronizadas sob a capota (Ki-43 Ia), mas recebeu outras combinações de armamento.
O Ki-43-Ic, o mais pesadamente armado, dispunha de duas metralhadoras Ho-103 de 12.7mm, que no final da guerra utilizavam munições explosivas e perfurantes contra os caças aliados, embora o seu efeito tenha sido marginal. Esta foi a combinação de armamento mais vulgarizada no Ki-53, e que passaria a ser o standard do Ki-43 II).
Uso da mira telescópica do Ki 43 I |
As combinações de armamento foram mantidas mas o Ki-43 IIa (versão standard) podia transportar 500Kg de bombas ou igual peso em tanques externos de combustível. O Ki-43 IIb, era o modelo standard com equipamento de rádio.
Ki-43 I Hei, em Tokorozawa, junho de 1942 |
A Tachikawa Hikoki produziria também o Ki-43-III, que tinha um motor Nakajima Army Type 1 Ha-115-II, ainda mais poderoso, possibilitando o aumento da velocidade maxima para 576 km/h. A versão Ki-43-IIIb seria pesadamente armada com dois canhões de 20mm em vez das metralhadoras, mas apenas foram construídos dois protótipos.
Foram produzidos um total de 5919 aeronaves no conjunto das suas várias versões, das quais a Tachikawa produziu 2124 Ki-43 II e III entre abril de 1944 e o final da Guerra.
Ki-43-II do 204º Sentai, Matsuyama (Taiwan) 1945 |
Como o Zero, o Ki-43 inicialmente obteve superioridade aérea nos céus da Malásia, Indias Orientais Holandesas, Birmânia e Nova Guiné. Isto, em parte, devido ao melhor desempenho do “Oscar”, e em parte, devido ao número relativamente pequeno de caças aliados em condição de combate, principalmente os Curtiss P-36 Hawk, Curtiss P-40, Brewster Buffalo, Hawker Hurricane e Curtiss-Wright CW-21 na Ásia e no Pacífico durante os primeiros meses da Guerra. Com a progressão da Guerra o caça veio a sofrer das mesmas fraquezas do A6M Zero; blindagem ligeira, e falta de tanques de combustível auto-selantes eficazes, que causaram inúmeras baixas em combate. O seu armamento, duas metralhadoras, também se revelou insuficiente contra os aviões aliados mais pesadamente blindados.
Com a introdução pelos aliados de caças mais capazes como o Republic P-47 Thunderbolt, o Lockheed P-38 Lightning, o North American P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Grumman F6F Hellcat e mais tarde o Supermarine Spitfire/Seafire, os japoneses perderam completamente o domínio dos céus, sendo forçados a uma guerra defensiva.
No entanto, mesmo perto do fim, a excelente manobrabilidade do “Oscar” continuava a dar-lhe uma vantagem significativa em combate sobre os pilotos aliados menos experiente. De outubro a dezembro de 1944, foram abatidos em combate aéreo 17 Ki-43 mas com um custo muito elevado. Durante os combates os Ki-43 abateram sete C-47, cinco B-24 Liberator, dois Spitfires, dois Beaufighter, dois Mosquito, dois F4U Corsair, dois B-29 Superfortresses, um F6F Hellcat, um P-38, e um B-25.
No final da guerra, a maioria das unidades de Ki-43 Hayabusa começaram a substituir as suas aeronaves pelo mais capaz Nakajima Ki-84 Hayate "Frank", mas algumas utilizaram o Hayabusa até o fim da guerra.
Como a maioria dos tipos aviões de combate japoneses, muitos Ki-43 Hayabusa foram, no final, utilizado em ataques kamikaze contra a frota americana.
Ki-43 II do Tillamook Air Museum (réplica) |
Após a Guerra alguns Ki-43 capturados foram utilizados pela Força Aérea Francesa na Indochina contra os rebeldes Viet Minh.
O unico Ki-43 Oscar em condição de voo existente atualmente pertence ao Tillamook Air Museum. Os outros sete sobreviventes pertencem a The Duxford Fighter Collection, Flying Heritage Collection, Alpine Fighter Collection, Pima Air & Space Museum, Seattle Museum of Flight, Texas Airplane Factory e Chiran Peace Museum for Kamikaze Pilots.
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