Armstrong-Whitworth AW38 Whitley

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O Armstrong-Whitworth AW38 Whitley  foi um dos três bombardeiros médios, bimotores britânicos, ao serviço da Royal Air Force  na eclosão da Segunda Guerra Mundial (os outros foram o Vickers Wellington e o Handley Page Hampden ).
Ele participou no primeiro bombardeio da RAF em território alemão e manteve-se parte integrante do bombardeamento ofensivo britânico até a introdução dos bombardeiros pesados quadrimotores.
A aeronave foi também utilizada pelo Comando Costeiro da RAF em operações de reconhecimento e patrulhamento marítimo.
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Ano
1936
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Bombardeiro médio
Variante
Whitley Mk.V
Tripulação
5
Motor
2 x Rolls-Royce Merlin X
Peso (Kg)
Vazio
8707
Máximo
15075

Dimensões (m)
Comprimento
21,75
Envergadura
25,20
Altura
4,57

Performance (Km)
Velocidade Máxima
364
Teto Máximo
7200
Raio de ação
2400
Armamento
Defensivo:
2 metralhadoras de 7.7 mm de na torre da cauda
2 metralhadoras de 7,7 mm na torre do nariz
Ofensivo:
até  3150  kg de bombas na baía interna
Países operadores
Reino Unido
Fontes
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GALERIA
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Whitley prototipo, 1936
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Whitley Mk.I, 1938
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Whitley Mk III,1942
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Whitley Mk.V do 78ºSqn RAF, 1940
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Whitley Mk V, 1940
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Linha de produção do Whitley, 1941
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HISTÓRIA
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O Whitley foi desenhado por John Lloyd, o Designer Chefe de Armstrong-Whitworth Aircraft para atender a especificação B.3/34 emitida em 1934 pelo ministério do ar para um bombardeiro pesado noturno.

Whitley comparado com os outros três bombardeiros da RAF
do inicio da Guerra
O primeiro protótipo Whitley Mk I (K4586) alimentado por dois motores radiais de 795cv Armstrong-Siddeley Tiger IX, a 17 de Março de 1936. O segundo protótipo foi equipado com motores mais potentes Tiger XI. Devido à necessidade urgente de substituir os bombardeiros pesados biplanos ​​em serviço na RAF, fora feita ainda em 1935 uma encomenda de 80 aviões tinha sido colocada em 1935, e por isso a primeira produção de 34 aeronaves Mk I foram equipadas com motores Tiger IX. No lote seguinte de 46 aeronaves seriam utilizados motores Tiger VIII de 920cv mais confiáveis que o anterior.

A substituição da torre operada manualmente do nariz, por uma Nash & Thomson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7mm originou o Whitley Mk III, da qual foram construídas 80 aeronaves.

O Whitley Mk IV produzido a partir de 1938, resultaria da adaptação da aeronave aos motores de 1030cv Rolls-Royce Merlin IV, que proporcionaram um aumento do desempenho, e o aumento da capacidade de combustível ( foram construídas 33 aeronaves).

O Whitley Mk V seria a versão principal de produção durante a guerra .Era baseada na Mk IV, com os estabilizadores verticais da empenagem modificados, e a torre da cauda substituída por uma Nash & Thompson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7 m (a fuselagem traseira foi estendida em 381mm para melhorar o angulo de tiro). Esta versão voou pela primeira vez em dezembro de 1938, tendo a produção cessado em junho de 1943, após terem sido construidas 1466 aeronaves.

Whitley Mk III
Os primeiros Whitley tinham as portas da baía de bombas fechadas por cordas elásticas e abertas pelo peso das bombas. O atraso curto e imprevisível para as portas se abrirem levou a bombardeio altamente impreciso. O Mk.III introduziu a abertura hidráulica das portas o que melhorou muito a precisão de bombardeio. O bombardeador usava uma escotilha no nariz da aeronave que se estendeia para fora da fuselagem para apontar o bombardeamento. O Mk IV substituiu esta escotilha com uma transparência ligeiramente alargado, melhorando o conforto da tripulação.

No início da Segunda Guerra Mundial, sete esquadrões de Whitley IIIs ou IVs da RAF estavam operacionais. Ao contrário do Hampden e Wellington o bombardeiro Whitley sempre foi destinado para operações noturnas e escapou as pesadas perdas iniciais no início da guerra. Com o Hampden, o Whitley fez o primeiro bombardeio em solo alemão na noite de 19/20 de março de 1940, e realizou a Operação Haddock, o primeiro ataque da RAF em Itália, na noite de 11/12 de junho de 1940

Como o mais velho dos três bombardeiros, o Whitley estava obsoleto no início da guerra, mas ainda assim foram produzidos 1814 aeronaves antes de ser obtido um substituto adequado. O Whitley foi retirado do serviço de linha de frente no final de 1942, mas continuou a funcionar como um transporte para tropas e de mercadorias, bem como para a formação de para-quedistas e reboque planadores.
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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Armstrong-Whitworth Whitley  
o primeiro bombardeiro britânico sobre a Alemanha