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Avro 683 Lancaster

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O Avro Lancaster foi um bombardeiro quadrimotor britânico da Segunda Guerra Mundial projetado e construído pela Avro para a Royal Air Force (RAF). Foi projetado por Roy Chadwick como uma evolução do falhado Avro Manchester no qual os dois problemáticos motores Rolls-Royce Vulture foram substituídos por quatro motores Rolls-Royce Merlin de menor potência mas de fiabilidade comprovada.
Entrou ao serviço ativo no comando do bombardeiros da RAF em 1942 e, quando a ofensiva de bombardeamentos estratégicos sobre a Europa ocupada ganhou força, tornou-se o principal bombardeiro pesado usado pelo RAF, RCAF, e outros esquadrões europeus e da Commonwealth a operar sob comando da RAF.
Contemporâneo dos Handley Page Halifax e Short Stirling, o Lanc, como era conhecido, tornou-se o mais bem sucedido bombardeiro britânico da Segunda Guerra Mundial.
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Ano
1941
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Bombardeiro
Variante
Mk III
Tripulação
7
Motor
4 x Rolls-Royce Merlin 24
Peso (Kg)
Vazio
16753
Máximo
32688

Dimensões (m)
Comprimento
20,98
Envergadura
31,09
Altura
6,19

Performance (Km)
Velocidade Máxima
462
Teto Máximo
7500
Raio de ação
4312
Armamento
Defensivo:
oito metralhadoras Browning Mk II de 7.7 mm  (2 no nariz e 2 na torre dorsal e 4  na cauda)
Ofensivo:
uma bomba de até 9979 kg, ou
até 6350 kg de bombas menores
Países operadores
Reino Unido, Austrália, Argentina, Canadá, Egito, França, Polónia, Suécia
Fontes
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GALERIA
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Avro Lancaster B Mk I, 1942
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Avro Lancaster B Mk I (Especial)
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Avro Lancaster B Mk II
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Avro Lancaster B Mk III
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Avro Lancaster 10MP, RCAF, 1953
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Avro Lancaster Mk I, B.Memorial, 2009
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HISTÓRIA
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A origem do Lancaster remonta ao projeto de um bombardeiro bimotor apresentado pela Avro para atender a Especificação P.13/36 do Ministério do Ar, para uma nova geração de bombardeiros médios utilizando o novo e prometedor motor Rolls-Royce Vulture . A aeronave resultante o Avro Manchester, tinha uma construção simples, resistente e evoluída, mas os problemas com os seus motores Rolls-Royce Vulture, com uma potência abaixo do exigido e uma fiabilidade sofrível acabariam por selar o seu destino como uma aeronave falhada. Apenas 200 Avro Manchester foram construídos, tendo sido retirado de serviço em 1942, após uma curta e acidentada vida operacional marcada por missões falhadas e acidentes resultantes de falhas nos motores.
Avro Lancaster BT308 1º Prototipo (Manchester Mk III)

Os problemas operacionais revelados pelos motores do Avro Manchester, levaram o designer-chefe da Avro, Roy Chadwick a, paralelamente,  trabalhar num projeto melhorado do Manchester usando quatro motores Rolls-Royce Merlin (de menor potência mas extremamente fiáveis), a serem instalados numa asa de maiores dimensões, em nacelas modulares padronizadas desenvolvidas para o Bristol Beaufighter (embora não utilizada) designadas por power-egg. Um power-egg era constituido por um motor e todos os seus equipamentos auxiliares, agrupados numa nacela, que podia ser trocada entre aeronaves adequadamente projetadas, com pontos de conexão e conectores padronizados para uma troca rápida.

A aeronave  inicialmente designado por Avro 683 Manchester Mk III, cujo primeiro protótipo (BT308), montado pelo departamento de voo experimental da Avro em Manchester, fez o primeiro voo em 9 de janeiro de 1941, partilhava três quartos dos componentes do antecessor,  apenas as asas de maior envergadura e claro os motores, quatro Rolls-RoyceMerlin X, eram significativamente diferentes.

Avro Lancaster DG595 2ºprototipo
 O segundo protótipo (DG595) do, já oficialmente designado, Avro Lancaster, tinha três significativas alterações. A empenagem fora modificada, dispondo agora de dois estabilizadores verticais de maiores dimensões nas extremidades do estabilizador horizontal de maior envergadura, os motores foram substituídos por quatro Rolls-Royce Merlin XX e, finalmente, foi armado com quatro torres defensivas Nash & Thompson. Uma FN-5 com duas metralhadoras no nariz, uma FN-20 com quatro metralhadoras na cauda, ​​uma ventral FN-64 com duas metralhadoras e uma dorsal FN-50 também com duas metralhadoras.  A torreta ventral FN-64 foi raramente instalada nas aeronaves de seria devido a sua pouca eficácia, o artilheiro usava como meio de visão um periscópio demasiado pequeno e lento para que se conseguisse manter as aeronaves inimigas em mira. A torre ventral acabou por não ser incluída na maioria das aeronaves de serie, tendo sido substituída por uma bolha transparente para um observador, ou carenagem, que em alguns caso permitia o uso de armas adaptadas ao espaço deixado livre com a remoção da torre.

Duas configurações na baía de bombas do Lancaster
Os testes com os protótipos rapidamente mostraram  que o Lancaster demonstrava um excelente desempenho, uma velocidade de 389 km/h, a uma altitude de 1402m, uma taxa de subida satisfatória  mesmo com um peso total na descolagem de 27240 kg. A baía de bombas, longa e desobstruída significava que o Lancaster poderia transportar as maiores bombas usadas pela RAF, desde as de 1.800 kg, até as blockbusters de 5.400Kg, carga que podia ser complementada por bombas de pequena dimensão ou bombas incendiárias, consoante o mais adequado aos alvos que se pretendiam atingir. A versatilidade do Lancaster era tal, que mais tarde algumas aeronaves seriam modificadas para transportar bombas especiais como a Upkeep ("Bouncing-bomb", projetada por Barnes Wallis) para a Operação Chastise (ataque ás barragens alemãs do vale do Ruhr), bombas Tallboy de 5.400 kg (12.000 libras) e até a Grand Slam de 10.000kg (bombas terremoto, também desenhadas por Wallis).

Postos da tripulação
Encorajado pelo resultado, em 6 de junho de 1941 o Ministério do Ar decidiu pelo abandono do Avro Manchester, substituindo uma encomenda pendente de 450 aeronaves por outra de igual numero de Avro Lancaster.

A semelhança entre as aeronaves facilitou a rápida conversão das linhas de montagem e a primeira aeronave de produção do Avro Lancaster Mk I, decolou em Woodford 31 de outubro de 1941, menos de dois anos após o início dos trabalhos e até final do ano sairiam da linha de montagem mais doze aeronaves. O Lancaster seria por isso "um dos poucos aviões de guerra da história considerado " perfeito" desde o início.

A produção do Avro Lancaster B Mk I permaneceria até final da Guerra praticamente sem alterações, atingindo as 3434 unidades. A motorização padronizada para o motor  Rolls-Royce Merlin XX, foi sendo adaptada a medida da evolução do próprio motor, que permitiu  melhorar o desempenho da aeronave.

Paralelamente era produzida a versão Avro Lancaster B Mk III, exteriormente indiferenciavel do Mk I, mas motorizada por motores de fabrico americano PackardV-1650 Merlin, tendo sido produzidas 3030 aeronaves.

Carregamento de um Lancaster Mk I da RAF
A produção das aeronaves no Reino Unido era realizada pela fabrica da A.V. Roe & Co. Ltd. em Manchester e por outras sob licença nomeadamente a Austin Motors Limited, a Fairey Aviation Company,Ltd, a Metrolpolitan-Vickers, a  Armstong Whitworth Aircraft Ltd, e a Vickers-Armstrong.

Durante um curto período de tempo foram construídos pela Armstong Whitworth 300 Lancaster B Mk II equipado com motores radiais Bristol Hercules, mas esta foi uma modificação de emergência causada por uma escassez de motores Merlin no período em que a produção de caças tinha maior prioridade. Esta versão identifica-se pelas diferentes carenagens dos quatro motores.

No Canada durante a Guerra a Victory Aircraft Limited (que mais tarde tornou-se Avro Canada ) produziu sob licença 430 aeronaves Lancaster Mk X que na sua maioria foram enviadas para a Europa sendo fundamentalmente Lancaster Mk III com alguns instrumento construídos localmente.

Lancaster B Mk I (Special), modificado para  transporte
 da Grand Slam, bomba de penetração de 10000Kg, 1944)
No final da Guerra um desenvolvimento do Avro Lancaster originaria o Avro Lincoln, inicialmente conhecido como o Lancaster Mk IV e Mk V. Estas duas versões passaram a ser designadas por Avro Lincoln B1 e B2, respectivamente. Um desenvolvimento posterior do Lincoln originaria o Avro Shackleton, uma aeronave de patrulha marítima de longo alcance que se manteria em actividade na Royal Air Force (RAF) e na South African Air Force (SAAF) até 1991.

No final da Guerra existiam um elevado número de bombardeiros disponíveis e sem utilidade ao mesmo tempo que eram desesperadamente necessárias aeronaves para uso civil. Baseando-se numa bem sucedida conversão de um Lancaster Mk X realizada em 1943 pela Victory Aircraft Limited,  91 Lancaster seriam convertidos pela Avro em aeronaves de transporte de passageiros e correio que seriam designados por Avro Lancastrian, que viriam a ser utilizadas até finais da década de 1950 pelo Reino Unido e Canadá, nessas funções e também como plataforma de teste de motores a jato.

Foram construídos um total de 7.377 bombardeiros Avro Lancaster nas suas varias versões ao longo da Guerra.

Durante a Segunda Guerra Mundial os Avro Lancaster voaram 156.000 missões nas quais largaram 618.378 toneladas de bombas entre 1942 e 1945. Apenas 35 Lancasters completaram mais de 100 operações bem-sucedidas cada, e 3249 foram perdidos em ação. O sobrevivente de maior sucesso completou 139 operações, e foi desmantelada em 1947.
Bombardeamento de Duisburg, 1944

O Avro Lancaster participou nos ataques devastadores a Hamburgo durante a OperaçãoGomorra em julho de 1943. Um famoso ataque dos Lancaster foi em 1943 a OperaçãoChastise que visava a destruição das barragens do Vale do Ruhr . A operação foi realizada pelo 617º esquadrão, com um Lancaster Mk III especialmente modificados para o transporte de bombas especiais em forma de tambor personalizados por Barnes Wallis para saltarem sobre a água.

Também foram bombardeiros Lancaster que efectuaram uma série de ataques ao couraçado alemão Tirpitz usando bombas Tallboy de 5400 Kg, danificando-o, e afundando-o, posteriormente.

Os Lancaster do Comando de Bombardeiros deviam ter formado a força principal do contingente de bombardeiros da Commonwealth programado para participar na Operação Downfall , a invasão planeada do Japão no final de 1945. Juntamente com o novo Avro Lincoln e Liberator teriam operado a partir de bases em Okinawa (a rendição japonesa tornou a invasão desnecessária).

Avro Lancaster, do 9º Sqn, da RAF escoltado por um Spitfire
Na manhã de 29 de abril de 1945, sem um acordo de cessar-fogo com as forças alemãs, aeronaves dos 1º, 3º e 8º grupos de bombardeiros, compostos por um total de de 145 Mosquitos e 3156 Lancaster, voando entre eles um total de 3298 missões lançaram alimentos na região dos Países Baixos ocupados, com a anuência das forças alemãs de ocupação, para alimentar as pessoas que estavam em perigo de morrer de fome. A operação foi chamado de OperaçãoManna, como referência ao episódio do bíblico do Livro do êxodo.

Após a Guerra 9 Avro Lancaster XPP (Avro Lancastrian - Lancaster Mk X modificados pela Victory Aircraft Limited para transporte de passageiros)  foram usados pela Canadiana Trans-Atlantic Air Service (CGTAS), para efectuar de 1943 a 1947 um serviço de transporte postal e de passageiro militares com a Europa. Até o final da guerra, essas aeronaves completaram centenas de viagens através do Atlântico. A CGTAS inaugurou a era das viagens aéreas comerciais através do Atlântico Norte, e em 1947 o serviço passou a fazer parte do Trans-Canada Air Lines , que transportava passageiros civis em Avro Lancastrian, até estes serem substituídos por Douglas DC-4.
Avro 691 Lancastrian C.Mk.II, adaptado como
plataforma de teste dos motores Havilland H.2 Ghost 50


Terminada a Guerra  vários Lancaster Mk X da RCAF, seriam modificadas para desempenharem uma variedade de outras funções, nomeadamente reconhecimento aéreo  (10AR), patrulha marítima e guerra anti-submarina (10MP), reconhecimento fotográfico (10P) ou busca e salvamento (10SR). Algumas destas aeronaves manter-se-iam em operação até 1964.

Revisto em 26-06-2016

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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  • No Youtube:


  • Comparação dos bombardeiros pesados britânicos na Segunda Guerra Mundial: