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| O Nakajima Ki-84 Hayate foi um caça usado pela Força Aérea do Exercito Imperial Japonês, “Dainippon Teikoku Rikugun Hikōsentai”, (IJAAS-Imperial Japanese Army Air Service ou IJAAF-Imperial Japanese Army Air Force ) na segunda guerra mundial, relatado pelos aliado pelo nome de código "Frank”. Com excelente desempenho e alta capacidade de manobra, o Ki-84 foi considerado o melhor e mais rápido caça japonês utilizado em operações em larga escala durante a segunda guerra mundial. Era capaz de igualar qualquer caça aliado e interceptar o B-29 Superfortress a elevadas altitudes. Dispunha de um poderoso armamento que podia incluir dois canhões de 30mm e dois de 20 mm que o tornavam letal. | |||||
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Ano
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1943
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Pais de Origem
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Japão
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Função
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Caça
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Variante
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Ki-84 Ia (Ko)
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Tripulação
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1
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Motor
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1 x motor radial Nakajima Ha-45 de 18 cilindros
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Peso (Kg)
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Vazio
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2660
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Máximo
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4170
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Dimensões (m)
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Comprimento
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9,92
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Envergadura
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11,24
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Altura
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3,38
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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686
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Teto Máximo
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11826
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Raio de ação
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2168
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Armamento
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Países operadores
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Japão
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Embora sofresse de problemas derivados da má qualidade da produção (principalmente nas produções mais tardias), do motor que exigia altos níveis de manutenção, do trem de aterragem propenso a falhas, do combustível de qualidade inconsistente e, acima de tudo, da falta de pilotos experientes, o Hayate provou ser um adversário temível em combate.
O projeto do Ki-84 começou no início de 1942 para atender a um requisito da IJAAF para um substituto do caça Nakajima Ki-43, que acabara de entrar ao serviço. A especificação reconhecia a necessidade de combinar a capacidade de manobra do Ki-43 com um desempenho semelhante aos melhores caças ocidentais.
O Ki-84 foi desenhado por T. Koyama, que trabalhara anteriormente nos projectos do Ki-44, e do Ki-62. Este ultimo não havia ultrapassado a fase de conceção, mas muitas de suas características foram incluídas no Ki-84. O projeto básico foi concluído em abril de 1942, e em Maio, o exército ordenou à Nakajima a construção de um protótipo.
O primeiro protótipo (Ki-84a), concluído em Março de 1943, fez seu vôo inaugural em abril e o segundo protótipo voou em junho, atingindo uma velocidade de 624 km/h (depois da guerra, um exemplar capturado foi testado nos Estados Unidos e alcançou uma velocidade de 680 km/h usando AvGas de 92 octanas, além da injeção de metanol). Seguiram-se os testes de vôo, que aprovaram a aeronave, sendo ordenado à Nakajima a construção de uma série de aeronaves para avaliação.
Ki-84 em Ontario, Califórnia, 1970 |
Foram construídas 83 aeronaves de avaliação (Ki-84b) entre agosto de 1943 e março de 1944, onde foram sendo introduzidas melhorias sucessivas, a que se seguiram 42 de pré-produção (Ki-84c) construídas entre março e junho de 1944. Nos primeiros testes dessas aeronaves contra o Ki-44 e um Focke-Wulf Fw 190A-5, o Ki-84 superou o Ki-44 em todas as frentes e demonstrou ser mais manobrável do que o Fw 190, embora mais lento em vôo nivelado e em mergulho.
O Ki-84 foi submetido a ensaios de serviço durante um longo período que, sem dúvida, atrasaram a sua introdução em operações de combate. Finalmente entrou em produção com uma rapidez impressionante, mais de 100 aeronaves em junho de 1944, mais de 300 em outubro e um pico de 373 aeronaves alcançado em dezembro de 1944. Em dezassete meses foram produzidas 3382 aeronaves. Porém o rápido ritmo de construção reduziu grandemente a qualidade, com consequências sobre a operacionalidade e fiabilidade das aeronaves.
O Ki-84 foi submetido a ensaios de serviço durante um longo período que, sem dúvida, atrasaram a sua introdução em operações de combate. Finalmente entrou em produção com uma rapidez impressionante, mais de 100 aeronaves em junho de 1944, mais de 300 em outubro e um pico de 373 aeronaves alcançado em dezembro de 1944. Em dezassete meses foram produzidas 3382 aeronaves. Porém o rápido ritmo de construção reduziu grandemente a qualidade, com consequências sobre a operacionalidade e fiabilidade das aeronaves.
O Ki-84 eliminou os problemas mais comuns identificados no Ki-43, o insuficiente poder de fogo, a falta de blindagem adequada e a insuficiente taxa de subida, mantendo a sua elevada manobrabilidade.
Era um monoplano de asa baixa totalmente em metal (com exceção das superfícies de controle, revestidas em tecido), de construção cantilever. Tinha o trem de pouso retrátil e um armamento composto por duas metralhadoras sincronizadas de 12,7 mm montadas na fuselagem, e dois canhões de 20mm nas asas (uma melhoria considerável relativamente ao Ki-43).
Era um monoplano de asa baixa totalmente em metal (com exceção das superfícies de controle, revestidas em tecido), de construção cantilever. Tinha o trem de pouso retrátil e um armamento composto por duas metralhadoras sincronizadas de 12,7 mm montadas na fuselagem, e dois canhões de 20mm nas asas (uma melhoria considerável relativamente ao Ki-43).
A blindagem defensiva foi reforçada, nomeadamente com o espesso vidro da canópia, a blindagem protetora da cabeça e costas do piloto, e inúmeras anteparas na fuselagem que protegiam os tanques de combustível e água-metanol (usados para aumentar a eficiência do compressor), localizados centralmente logo atrás do motor.
Era motorizado por um motor radial Nakajima Homare Ha-45 de dezoito cilindros, refrigerado a ar, aceite para uso militar em 1941, e que deu o Hayate sua alta velocidade e destreza em combate. Derivado dos motores Nakajima Homare comuns a muitos aviões japoneses, o Ha-45 derivava da versão de injeção direta de Homare 21, usando injeção de metanol (e água) para ajudar o compressor a dar ao Ki-84 uma potência de quase 2000cv na descolagem, que lhe permitia atingir uma razão de subida semelhante aos modernos caças aliados.
Ki-84 do 22º Sentai, Hangkow, China, 1944 |
O motor de injecção directa era complexo, e exigente quer na qualidade da sua construção, quer na manutenção e, com o avanço aliado cada vez mais próximo da pátria japonesa, tornou-se cada vez mais difícil manter as qualidades exigidas. Isto foi agravado pelo bloqueio submarino aliado que impedia a entrega de componentes cruciais, tais como o trem de aterragem (muitos trens de aterragem ficaram comprometidas devido ao tratamento térmico de má qualidade do aço japonês, da fase final da Guerra). Muitos Ki-84 sofreram do colapso do trem de aterragem, em resultado da má qualidade de construção mas também pelo inadequado treino dos pilotos acharam muitas vezes difícil fazer a transição para o Ki-84 relativamente "quente" quando comparado com o “dócil” Ki-43, que tinha uma velocidade de aterragem significativamente menor.
O Ki-84, foi produzido com várias combinações de armamento.
O Ki-84 Ia (Ko) era equipado com duas metralhadoras Ho-103 de 12.7 mm montados e dois canhões Ho-5 de 20mm nas asas (versão mais amplamente produzida).
Apenas algumas unidades Ki-84 Ib (Otsu) foram produzidas, sendo armadas com quatro canhões Ho-5 de 20mm.
A versão mais pesadamente armada, o Ki-84 Ic (Hei), intercetor de bombardeiros, tinha dois canhões Ho-5 de 20mm e dois Ho-155 de 30 mm nas asas.
Terão, eventualmente, sido construídas duas aeronaves Ki-84-Id (Tei), variante caça noturno, que eram Ki-84 Ib, com um canhão adicional Ho-5 de 20mm disparando obliquamente num angulo de 45º por trás de cockpit (configuração Schräge Musik).
Numa tentativa de conservar recursos valiosos, como o aço e alumínio a Nakajima produzia paralelamente a versão Ki-84 II (designação unicamente dada pela Nakajima), no qual um grande numero de componentes (fuselagem traseira, certos acessórios e pontas das asas modificadas), eram fabricados em madeira.
Nakajima-Tachikawa Ki-106 |
Foram igualmente fabricados dois protótipos de uma versão totalmente em madeira do Ki-84, desenhada pela Tachikawa Hikoki K.K., cujo objetivo era economizar ao máximo o escasso alumínio e possibilitar a utilização de mais mão de obra pouco qualificada na produção das fuselagens. Esta versão designada por Ki-106 era alimentada por um Nakajima Ha-45 de 1990cv, mantendo a configuração externa do Hayate, mas com as superfícies verticais aumentadas e com revestimento em madeira reforçada por uma grossa camada de laca. O armamento seriam quatro canhões de 20 mm, mas os protótipos tinham apenas dois canhões para poupar peso.
Foram projetadas várias versões do Hayate, para alta altitude (Ki-84 N ou Ki-117, Ki-84 P, Ki-84 R), mas nenhum chegaria as fases finais de desenvolvimento.
Foram construídos um total de 3.514 unidades do Ki-84, nas suas diversas versões.
No verão de 1944, os novos Ki-84 Hayate do 22º Sentai deslocado na China, entrou em combate pela primeira vez contra os P-47 Thunderbolts e P-51 Mustang da 14ª Força Aérea dos EUA. Em cinco semanas, obtiveram resultados notáveis, em parte devido à sua nova aeronave mas também porque era composto por muitos dos melhores pilotos japoneses.
O primeiro grande teste do Ki-84 veio a acontecer nas Filipinas. Sete “Sentai” equipados com o Ki-84 tinham sido enviada para as ilhas em meados de outubro, apenas algum tempo antes da invasão americana da Filipinas em Leyte. Em teoria, os japoneses tinham aeronaves suficiente para criar aos americanos alguns problemas sérios, mas o Ki-84 estava prestes a revelar a sua principal fraqueza. Em condições ideais era um avião confiável, mas em condições de combate intenso o motor Ha-45 mostrou-se pouco fiável e muito exigente em manutenção, além disso o trem de aterragem também fracassava com frequência.
Ki-84 em Chofu (Group Shot Sentai), Japão, 1945 |
Após um início promissor o número de aeronaves operacionais caiu rapidamente, e muitos dos aviões de substituição foram perdidos durante o transporte do Japão e os que chegaram demonstraram um desempenho muito mais fraco do que as aeronaves de produção anterior. Nas mãos de um bom piloto o Ki-84 era temível em combate contra qualquer dos caças americanos, mas também o numero de pilotos japoneses experiente diminuía rapidamente. Na terceira semana de novembro aforça operacional da IJAAF nas Filipinas tinha caído para apenas 21% de sua força total, e esse índice caiu ainda mais em dezembro. No final de janeiro de 1945, a batalha para as Filipinas estava terminada e a IJAAF tinha sofrido perdas catastróficas apesar do Ki-84 ter demonstrado ser um caça capaz.
O Ki-84 foi usado também durante a batalha de Okinawa, em operações de ataque-relampago (hit-and-run) a partir do sul de Kyushu. Mais uma vez os caças japoneses foram ultrapassados pelo número de aeronaves aliadas em operação, especialmente depois de os Aliados começarem a atacar as bases em Kyushu.
Ki-84 testado no TAIC, Base Aérea de Clark, Luzon, Filipinas, 1945 |
O Ki-84 foi o caça monolugar japonês mais eficaz durante as batalhas aéreas sobre o Japão onde foi capaz de capaz de infligir danos graves aos B-29, durante as operações diurnas. Porém, mais uma vez, o escasso numero de aeronaves operacionais, fez com que o Ki-84 não tevesse um impacto significativo sobre o curso dos combates.
Depois da guerra, várias de aeronaves foram testado pelas forças aliadas. Duas (S10 e S17), no Allied Technical Air Intelligence Unit - South-West Pacific Area (ATAIU-SWPA), e outras duas (T2-301 e 302-T2) mais tarde nos EUA. Em 1952 a S17 foi vendida como excedente a Edward Maloney proprietário do Ontário Air Museum que o colocou em condição de voo. A aeronave está agora em exposição no Museu Kinen-kan Tokko Honki de Kagoshima. É o único Ki-84 sobrevivente.
EM PORTUGAL
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