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Hawker Sea Fury

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O Hawker Sea Fury foi o último caça a hélice da Hawker, o sucessor evolucionário dos caças-bombardeiros Hawker Typhoon e Hawker Tempest da Segunda Guerra Mundial, antes do surgimento do jato. Foi o ultimo caça a hélice operado pela Fleet Air Arm (FAA) braço aéreo da Royal Navy e também um dos mais rápidos caças com motor de pistão até hoje construído.
Desenvolvido em resposta a uma exigência em tempo de guerra, o Sea Fury apenas entraria ao serviço dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial.
Embora originalmente desenvolvido como um de caça baseado em porta aviões, a sua versão definitiva, o Sea Fury FB 11, tornar-se-ia um caça-bombardeiro eficaz e popular dentro e fora do Reino Unido, tendo participado em conflitos do pós-guerra como a Guerra da Coréia no início de 1950, e em 1961 na operação de Desembarque na Baía dos Porcos em Cuba.
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Ano
1947
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Caça naval
Variante
FB 11
Tripulação
1
Motor
1 x  Bristol Centaurus 18
Peso (Kg)
Vazio
4191
Máximo
6645

Dimensões (m)
Comprimento
10,56
Envergadura
11,69
Altura
4,84

Performance (Km)
Velocidade Máxima
740
Teto Máximo (m)
10900
Raio de ação
1126
Armamento
4 x canhões Hispano Mk.V de 20 mm
12 × foguetes de 76.2 mm, ou
Até 907 kg  de bombas
Países operadores
 Reino Unido, Austrália, Birmânia, Canadá, Cuba, Egito, Alemanha, Iraque, Países Baixos, Paquistão
Fontes
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GALERIA
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Hawker Sea Fury (SR661) Prototipo
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Hawker Sea Fury  F Mk 10
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Hawker Sea Fury  FB Mk 11
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Hawker Sea Fury FB 11, RCN
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Hawker Sea Fuy, HMAS Sydney
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Hawker Sea Fury T 61 FA Iraquiana
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HISTÓRIA
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Hawker Fury ( NX798) Prototipo, 1944 
O processo de design do Hawker Sea Fury foi iniciado em setembro de 1942 por Sydney Camm, um dos projetistas de aeronaves mais importante da Hawker. O Hawker Tempest, em desenvolvimento na época, era promissor apesar dos problemas com a seleção do seu motor, no entanto era um caça pesado e de grandes dimensões, por isso Sydney Camm, decidiu torna-lo mais pequeno e leve. O novo caça ligeiro teria as asas semielípticas do Tempest encurtadas na sua secção central e uma fuselagem também semelhante e também ela encurtada, mas com uma estrutura totalmente monocoque e uma área de cockpit maior para proporcionar melhor visibilidade ao piloto.

O projeto foi formalizada em janeiro de 1943, quando o Ministério do Ar Britânico emitiu a Especificação E.6/42 para um Tempest ligeiro experimental logo seguida da Especificação F.2/43, emitido em maio de 1943, que exigia uma alta taxa de subida (não inferior 23 m/s a partir do nível do solo até aos 6.096 m), boa capacidade de manobra de combate e uma velocidade máxima de pelo menos 724 km h aos 6705 metros de altitude. 

Hawker Sea Fury (SR661) Prototipo, 1944
O armamento seria composto por quatro canhões Hispano de 20 milímetros com um total de 600 munições, e capacidade para duas bombas de 454 kg.

Em abril de 1943, a Hawker recebe a Especificação N.7/43 do Almirantado Britânico, para uma versão navalizada da aeronave em desenvolvimento ao que Sidney Camm propôs a consolidação dos requisitos de ambas as especificações com as alterações necessárias para operações navais realizadas numa base suplementar. 

Por volta de 1944, o projeto da aeronave finalmente recebeu o seu nome, a versão da Royal Air Force (RAF) seria designada por Fury e versão da Fleet Air Arm (FAA) seria o Sea Fury.

Prototipo Sea Fury (LA610) com motor Sabre VII
O primeiro protótipo do Hawker Fury (NX798) voaria, em setembro de 1944, foi  com um motor Centaurus XII e uma hélice Rotol de quatro pás. O segundo seria o LA610, originalmente protótipo Tempest Mk III, voaria pela primeira vez em novembro de 1944 com motor Griffon 85 e hélice Rotol de seis pás contra-rotativas (mais tarde, em 1946, seria testado com motor Napier Sabre VII, como protótipo de uma versão Sea Fury destinada a exportação). No entanto o primeiro verdadeiro protótipo do Hawker Sea Fury totalmente navalizado (SR661), só voaria em julho de 1945 com um motor Centaurus XV.

O final da guerra ditaria o cancelamento das encomendas até então lançadas para o Hawker Fury uma vez que a RAF dispunha de um número já excessivo de Spitfires de última geração e de Tempest. Contrariamente a FAA dispunha como principal aeronave o Seafire que era considerado insuficiente às exigências da operação naval, e por isso manteve o desenvolvimento do Sea Fury, embora reduzindo a encomenda global para apenas 100 aeronaves. 

Hawker Sea Fury FB 11, no HMS Glory, 1951
O primeiro modelo de produção, Hawker Sea Fury F Mk 10, equipado com motor Bristol Centaurus 18, voo pela primeira vez em setembro de 1946, sendo sujeito a um programa de testes em Boscombe Down e posteriormente no HMS Victorious. Foram produzidos cinquenta Sea Fury F Mk 10, vinte dos quais sujeitos a intensos testes até que em julho de 1947 foram declarados aptos para serviço operacional.

Entretanto a Hawker Aircraft continuou a desenvolver e refinar o Sea Fury apresentando Sea Fury FB Mk 11, uma versão atualizada com várias melhorias, entre elas a mais notável era o mecanismo de dobra hidráulica das asas destinado a aliviar as operações sobre os convés e adaptação para uso de varias armas ar-terra. 

Os primeiros Sea Fury FB 11 foram entregues ao 802º esquadrão em maio de 1948, e entre 1948 e 1956 passaram a integrar 23 esquadrões da FAA, a bordo dos porta aviões da Royal Navy, entre eles os HMS Ocean, HMS Theseus , HMS Glory, HMS Magnificent.

Sea Fury, FAA, no HMS Ocean, Guerra da Coreia
A FAA, acabaria por adquirir um total de 615 Sea Fury, a esmagadora maioria deles do padrão Mk 11, e também uma versão de instrução de dois lugares designado por o Sea Fury T 20.

A Hawker Aircraft estava interessada em exportar o Sea Fury, pelo que promoveu o avião junto de potenciais compradores estrangeiros, acabando a aeronave por ser adquirida por vários países da Commonwealth e não só. Entre eles a Austrália, Holanda, Canadá, Birmânia, Cuba, Egito, Alemanha Ocidental, Iraque, e Paquistão, adquiriram o Sea Fury tanto para operar em porta-aviões como a partir de bases terrestres.

Após a eclosão da Guerra da Coreia em 25 de junho de 1950, os Sea Fury foram enviados para a região como contribuição da Grã-Bretanha, para a força-tarefa multinacional da ONU para ajudar a Coreia do Sul na sequência da invasão da Coreia do Norte. Os Sea Fury operaram a partir dos porta-aviões Marinha Real HMS Glory , HMS Theseus , HMS Ocean, e do porta aviões australiano HMAS Sydney , tendo sido usados durante todo o conflito principalmente em operações de ataque ao solo e de apoio próximo mas também em operações de interdição do espaço aéreo.

Hawker Sea Fury, do HMAS Sidney
Em 1952, com a entrada no conflito de caças a jacto MIG-15 pilotados por chineses o Sea Fury reclama o abate de pelo menos uma dessas aeronaves em confronto direto.

O Sea Fury permaneceu ao serviço da Royal Navy até 1953, ano em que começou a ser substituído pelo jacto naval Hawker Sea Hawk.

Após a retirada do serviço militar, um grande número de Sea Fury foi vendido a particulares, que o usam (ainda nos dias de hoje) como um avião de corridas e demonstração. No total haviam sido produzidas 860 Sea Fury nas suas várias versões.


# Revisto em 2016-11-13 #
# Publicado em 2015-09-28 #
DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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  • O Hawker Sea Fury em operação