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Hawker Tempest

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O Hawker Tempest foi um caça britânico primariamente utilizado pela Royal Air Force (RAF) durante a fase final da Segunda Guerra Mundial e no pós guerra até meados de 1953, tendo sido o seu ultimo caça com motor de pistão.
Inicialmente designado por Typhoon II, por se tratar de um derivado melhorado do Hawker Typhoon, destinado a resolver o problema do seu baixo desempenho em altitudes elevadas, por substituição da asa, por uma de fluxo laminar de baixo arrasto desenvolvida pela NACA, acabaria por divergir consideravelmente do Typhoon, e por isso seria designado por Tempest, tornando-se um dos mais poderosos caças da Segunda Guerra Mundial e o mais rápido caça com motor de pistão a baixa altitude.
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Ano
1943
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Caça
Variante
Mk V
Tripulação
1
Motor
1 x Napier Sabre IIA, IIB, ou IIC
Peso (Kg)
Vazio
4195
Máximo
6190

Dimensões (m)
Comprimento
10,26
Envergadura
12,50
Altura
4,90

Performance (Km)
Velocidade Máxima
695
Teto Máximo (m)
11125
Raio de ação
1190
Armamento
4 x canhões Hispano Mk V de 20 mm nas asas,
2 x bombas de 454 kg, ou
4 x bombas de 227 kg, em suportes nas asas
8 x foguetes RP-3 de 37 Kg
Países operadores
Reino Unido, Canada, Índia, Nova Zelândia, Paquistão
Fontes
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GALERIA
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Tempest Mk V
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Tempest Mk I
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Tempest Mk II
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Tempest LA610 com motor Sabre VII
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Tempest Mk VI
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Tempest TT Mk V,
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HISTÓRIA
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Enquanto a Hawker e a RAF lutavam para transformar o Typhoon numa aeronave útil, Sydney Camm e sua equipa começaram a repensar o seu design. A asa grossa e robusta do Typhoon, era parcialmente responsável por alguns dos problemas de desempenho da aeronave, e em março 1940 alguns engenheiros tinham começado a investigar a nova asa de fluxo laminar (tipo de asa de seção fina projetada de modo que os efeitos da turbulência fossem minimizados), que os americanos tinham implementado no P -51 Mustang, e a possibilidade de a adaptar ao Typhoon.

Tempest Mk I, (HM599) durante um voo de teste
A nova asa foi inicialmente mais longa que a do Typhoon, mas, as pontas acabaram por ser cortadas tendo-se tornado mais curta. Como a sua secção era menor, tornou apertado o ajuste dos quatro canhões Hispano de 20mm e as suas 800 munições, que foram, por isso movidos mais para trás na asa, acabando esta por adotar uma forma semielíptica para os acomodar. Mais tarde, sobre o formato da asa, Sydney Camm, diria com um senso de humor afiado, que "A RAF não compraria nada não se parecesse com um Spitfire."

Após a apresentação do projeto pela Hawker, o Ministério do Ar Britânico, acabaria por, em março de 1941, emitir a especificação F.10/41 e a autorizar a continuação do projeto Hawker P. 1012, que seria dado como concluído e formalizado em outubro de 1941.

Tempest Mk V (JN729), primeira serie de produção, 1943
Em novembro seguinte, o Ministério do Ar formalizou um contrato para a construção de dois protótipo do Typhoon Mk II, em fevereiro de 1942, rebatizado para Hawker Tempest. 

O maior problema no processo inicial de construção dos protótipos foi, como anteriormente fora no Typhoon, o motor, por isso, e como medida de precaução, considerou-se que o protótipo deveria permitir a utilização alternativa de diferentes motores. Na primavera de 1942, os inúmeros problemas do Sabre não tinham ainda sido completamente eliminados e por isso os planos para instalações de motores alternativos nos protótipos do Tempest foram aprovados pelo Ministério do Ar que reviu o contrato inicial, contratando a construção de um total de seis protótipos.

Os seis protótipos, seriam equipados com diferentes motores, disponíveis ou a disponibilizar em breve, o Mk.I (HM599), seria alimentado por um motor Sabre IV , os dois Mk.II (LA602 e LA607) com motor Centaurus IV , o Mk.III (LA610) com motor Griffon 85 , o Mk. IV (LA614) com um Griffon 61 , e o Mk.V (HM595) com motor Sabre II
  • Tempest Mk V
Tempest Mk V, 80º Sqn, RAF, Holanda, 1944
Anormalmente, o primeiro protótipo a ser concluído e a realizar o primeiro voo foi o Tempest Mk V, em setembro de 1942. Movido por um motor Sabre II, retinha as principais características visuais do Typhoon, uma canópia moldada com porta tipo automóvel, quase de imediato substituída por uma canópia deslizante em forma de bolha, e o característico radiador de queixo. No entanto as diferenças para o Typhoon eram claramente identificáveis, para além da nova asa, o estabilizador vertical e os estabilizadores horizontais e elevadores foram aumentados, quase duplicando a sua superfície, e o motor foi colocado mais para a frente prolongando o nariz da aeronave. 

O Tempest Mk V foi considerado pelos pilotos de teste uma grande melhoria sobre o Typhoon, a todos os níveis mas com especial relevo para o desempenho e manobrabilidade.

Em agosto de 1942, ainda antes do voo do protótipo Tempest Mk V, tinha sido colocada pelo Ministério do Ar uma encomenda de 400 aeronaves, 100 Tempest Mk V com motor Sabre IIA de 2235cv e os restantes 300, Tempest Mk I com motor Sabre IV.

Os primeiros 100 Tempest Mk V que foram entregues tinham o cano longo do canhão Hispano Mk II, tais aeronaves foram referidos como "Tempest Mk V Serie 1". A produção posterior, que atingiria um total de 800 aeronaves, ficaria conhecido simplesmente como "Tempest Mk V", usaria canhões Hispano Mk V de cano curto, eliminando assim os longos canos salientes que tinham sido a imagem de marca do Typhoon.

Tempest Mk V, 501º Sqn, RAF, Bradwell Bay, 1944
O Tempest Mk V começou a chegar aos esquadrões operacionais a partir de abril de 1944, mas foi a partir de junho de 1944, que demonstraram as suas verdadeiras capacidades, quando as primeiras bombas voadoras V-1 alemãs foram lançadas contra Londres. O excelente desempenho a baixa altitude do Tempest tornou-o um excelente caçador de bombas voadoras de forma que do total de 1771 bombas voadoras abatidas pela RAF 638 seriam creditadas aos Tempest.

O Tempest foi igualmente vital, em conjunto com o Typhoon, no apoio dos exércitos ocidentais que avançavam por toda a Europa, abatendo os aviões da Luftwaffe e cortando as linhas de abastecimento alemãs, tornando-se um adversário a altura dos novos aviões a jato alemães nomeadamente o Messerschmitt Me262, sobre o qual reclama um total de 20 vitórias. 

Foram construídos no total 801 Tempest Mk V até final da guerra da Europa, finda a qual muitos Tempest Mk V foram convertidos em Tempest TT Mk V para servir de rebocadores de alvos de alta velocidade.
  • Tempest Mk I, Mk III e Mk IV
Tempest Mk III (LA610) com motor Griffon 85 e
hélice Rotol de seis pás contra-rotativas
(O primeiro prototipo do Sea Fury)
Só em fevereiro de 1943, o segundo protótipo, Tempest Mk I (HM599), voou pela primeira vez. A diferença mais visível para o seu antecessor foi a eliminação do radiador de queixo, substituído por dois radiadores colocados na raiz de cada uma das asas. Esta diferença contribuiu de forma significativa para o excelente desempenho demonstrado, tornando-se rapidamente a aeronave mais rápida até aí construída pela Hawker, ao atingir velocidades na ordem dos 750 km/h.

Porém o Sabre IV acabou por ter o seu desenvolvimento comprometido da mesma forma que os radiadores de asa, consequentemente apenas o protótipo Tempest Mk I seria construído sendo a encomenda das 300 aeronaves transferida para o Tempest Mk V.

Em novembro de 1944 o protótipo Tempest Mk III (LA610) equipado com motor Griffon realizou o voo inaugural, porém, devido à prioridade dada aos motores para o Spitfire o programa fora já cancelado, tal como o do Tempest Mk IV. O LA610 realizou o primeiro voo como o protótipo do Hawker Sea Fury com motor Griffon 85 e hélice Rotol de seis pás contra-rotativas, e mais tarde, em 1946, seria testado com motor Napier Sabre VII, como protótipo para uma versão Sea Fury destinada a exportação.
  • Tempest Mk II
Tempest Mk II
Em junho de 1943, havia voado pela primeira vez o Tempest Mk II, LA602, alimentado por um motor Centaurus IV de 2520cv que movia uma hélice Rotol de quatro pás e passo variavel. Em setembro voou o segundo Mk II, o LA607, concluído com um estabilizador vertical de maiores. Porém o Tempest MK II, sofreria repetidos atrasos, primeiro devido à excessiva vibração e ao sobreaquecimento do motor e posteriormente devido à decisão de tropicalizar toda a produção (com o fim da guerra na europa à vista os Mk II foram destinados ao combate no Sudoeste asiático).

O Tempest Mk.II era mais longo do que o Tempest Mk.V e o maior peso do motor fora compensado pela ausência do pesado radiador de queixo do Mk V, substituído pelo radiador na raiz das asas. A tropicalização incluiu a instalação de um filtro de admissão na fuselagem superior dianteira logo atras do capô do motor e a clocação do tubo pitot na ponta da asa esquerda. Todas as aeronaves de produção tinham um motor Bristol Centaurus V de 2590cv, que movia uma hélice Rotol de 3,89 metros de diâmetro.

Os Tempest Mk II produzidos durante a guerra eram destinados para o combate contra o Japão , e teria feito parte de uma força de bombardeiros de longo alcance com base em Okinawa. Porém a Guerra do Pacífico terminou antes que entrassem em combate. No total foram construídos 452 Tempest Mk.II. Parte destas aeronaves passariam da RAF para as forças aéreas Indiana e Paquistanesa durante o ano de 1947.
  • Tempest Mk VI
Tempest Mk VI
O protótipo original Tempest Mk V, HM595 , foi extensivamente modificado para servir como o protótipo do Tempest Mk VI equipado com um motor Napier Sabre V de 2340cv, que em maio de 1944, faria o seu primeiro voo sendo posteriormente sujeito a um extensivo programa de testes e ensaios tropicais no Egito. Durante o ano de 1945, mais dois Tempest Mk V (EJ841 e JN750), foram convertidos para o padrão Tempest Mk VI, a fim de participar em ensaios de serviço para a RAF. No entanto o final da guerra ditou a redução extensiva de todos os programas de aeronaves e por isso apesar de ter entrado em produção, apenas 142 Tempest Mk VI seriam concluídos.

Foram os últimos Tempest construídos e também os últimos caças com motor de pistão ao serviço na RAF, abatidos ao efetivo em 1953.

# Revisto em 2016-11-10 #
# Publicado em 2015-05-27 #

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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  • Hawker Tempest Mk V em operação