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Avro 500

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O Avro Tipo E ou Avro 500, é o primeiro de uma família de aviões militares britânicos dos primórdios da aviação, considerado por Alliott Verdon Roe como primeiro projeto verdadeiramente bem sucedido da sua empresa e que seria o precursor do Avro 504 , um dos aviões da RAF na I Guerra Mundial .
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Ano
1912
Pais de Origem
Reino Unido
Função
-
Variante
Tipo 500
Tripulação
1 ou 2
Motor
1 x radial rotativo Gnome Omega de 50 cv
Peso (Kg)
Vazio
409
Máximo
590

Dimensões (m)
Comprimento
8,84
Envergadura
10,97
Altura
2,97

Performance (Km)
Velocidade Máxima
98
Teto Máximo
-
Raio de ação
-
Armamento



Países operadores
Reino Unido, Portugal
Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Avro Duigan
Em 1911 a AV Roe construiu para o pioneiro aviador australiano John Robertson Duigan uma aeronave de dois lugares que seria o precursor do Avro tipo E (Avro 500) criado em paralelo. 

O Avro 500 era maior que a aeronave criada para Duigan, e dispunha de um motor mais potente, um ENV de 60 cv arrefecido a água. Tratava-se de um biplano de dois lugares de asas não balanceadas com as pontas arredondadas, uma fuselagem de secção rectangular, com a empenagem, elevadores e leme moldados em aço, e sem estabilizador vertical fixo. O trem de aterragem era composto por um par de rodas com um patim entre elas que se prolongava bastante para a frente da hélice, um design que se tornaria norma, por quase duas décadas na construção de aeronaves. O Avro 500 e o seu contemporâneo Royal Aircraft Factory BE1 estão entre os primeiros aviões verdadeiramente operacionais até então construídos. 
Construção do primeiro Avro 500 com motor ENV

A aeronave voou pela primeira vez em 3 de março 1912 pilotada por Wilfred Parke, e, apesar da sua velocidade máxima e razão de subida ficarem aquém das espectativas, o seu comportamento destacou-se em todos os outros sentidos. 

Um melhor desempenho seria obtido com o segundo exemplar, construído, com  um motor rotativo Gnome de 50 cv, refrigirado a ar, muito mais leve que o anterior ENV, e que voou pela primeira vez em 8 de maio de 1912, atingindo a altitude de 610 metros em cinco minutos. No dia seguinte, a aeronave voou de Brooklands para Plain de Laffan , cobrindo os 28 km em 20 minutos.

No mesmo dia, demonstrou capacidade para cumprir os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Guerra para um "avião militar", que tinha sido publicado no âmbito do primeiro concurso para um avião militar britânico, lançado em 1912. As autoridades ficaram suficientemente impressionadas com a aeronave para adquirirem dois exemplares do então designado Avro 500 .
Transporte de um Avro 500

A aeronave provou ser um sucesso, e por isso foram encomendados mais quatro exemplares, e outros cinco de um derivado de apenas um lugar, o Avro 502. No total seriam construídos 12 Avro 500 e cinco Avro 502 de apenas um lugar. 

Com o deflagrar da I Guerra Mundial as forças armadas britânicas utilizarias estas aeronaves na instrução de pilotos durante os primeiros meses da guerra.


EM PORTUGAL
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A 8 de Outubro de 1912, chega a Lisboa, um biplano Avro 500, com um motor Gnome de 50 CV, adquirido em Inglaterra por 900 libras, por subscrição aberta pelo Partido Republicano Português, baptizado com o nome "Républica”.

Foram efectuados 12 voos em Portugal pelo piloto inglês Copland Perry, pois não haviam pilotos portugueses, antes do avião ser entregue à recém formada Companhia de Aerosteiros do Exercito. Já nesta unidade do exército fez mais dois voos,o segundo dos quais em outubro de 1912, terminou com uma aterragem forçada no Tejo. O avião foi então desmontado, encaixotado e enviado para Vila Nova da Rainha, não havendo noticia de ter voltado a voar. 

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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