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O Saab J 21 (A-21) foi um caça e avião de ataque projetado e construído na Suécia durante a Segunda Guerra Mundial, que voou pela primeira vez em 1943. Tinha uma configuração por impulsão, pouco usual em aeronaves, em que a hélice propulsora estava localizada atrás do motor e da fuselagem principal. O motor utilizado era uma versão construída na Suécia, sob licença do Daimler-Benz DB 605B alemão. A configuração do propulsor tornou necessário desenvolver um assento ejetável, para garantir a sobrevivência do piloto, em caso de necessidade de evacuar a aeronave em voo, uma invenção não patenteada pelos suecos, que levou a alguns problemas legais, quando Lockheed registou uma patente de um assento com uso semelhante. Era pesadamente armado com um canhão de 20 milímetros e quatro metralhadoras pesadas de 13,2 ou 12,7 milímetros. |
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Durante a Segunda Guerra Mundial a Suécia, foi dos poucos países europeus que consegui manter a sua neutralidade (a par com Portugal, Espanha, Irlanda e Suíça). Porém embora a Suécia tivesse uma longa tradição de neutralidade, o agressivo regime nazi alemão parecia pouco inclinado a respeitar essa neutralidade, facto enfatizado pela invasão em abril de 1940 dos países seus vizinhos, Dinamarca Noruega.
O sentimento sueco de vulnerabilidade era anterior a 1939 e tinha levado o governo a procurar desesperadamente renovar a sua força aérea (Flygvapnet), equipada maioritariamente com obsoletos biplanos Gloster Gladiator (J8), tentando obter aviões de combate junto dos EUA, nomeadamente 120 aviões Seversky P-35 (J9) e 144 P-66 Vanguard (J10). No entanto, em 18 de junho de 1940, após a ocupação alemã da Noruega , os Estados Unidos declararam um embargo à exportação de armas para qualquer outra nação que não a Grã-Bretanha e consequentemente a Flygvapnet viu-se com necessidade de recorrer a fontes alternativas para obter caças mais modernos.Foram equacionados, o finlandês VL Myrsky, o soviético Polikarpov I-16 e mesmo o japonês Mitsubishi A6M Zero, mas qualquer dessas soluções se mostrou impraticável tendo por isso o governo recorridos aos italianos para adquirir um lote de Fiat CR.42 Falco (J 11) e outro de Reggiane Re.2000 Falco (J 20), como solução claramente de recurso.
Restava aos suecos suprir as suas necessidades recorrendo aos seus próprios meios.
São então lançados dois projetos, um para um caça, J21, a ser construído pela Svenska Aeroplan Aktiebolaget (SAAB) e outro para um caça ligeiro J22 para ser construído por uma unidade criada para o efeito, sob supervisão direta da Flygvapnet, a FlygFoervaltningens Verkstad i Stockholm (FFVS).
- FFVS J 22
FFVS J 22B |
As primeiras 143 aeronaves construídas (J22A) eram armadas com duas metralhadoras de 13,2 mm e duas de 7,9 mm nas asas, e as 55 (J22B) seguintes com quatro metralhadoras de 13,2 mm.
Estas aeronaves operaram na Flygvapnet até 1952 demonstrando ser leves, muito manobráveis e com boa aceleração no entanto quando entraram ao serviço já não estavam à altura dos caças seus contemporâneos. Hoje sobrevivem três exemplares em museus suecos, um deles em condição de voo.
- SAAB J 21
Saab J 21A-1 |
Uma aeronave trifuselada (twin-boom) é uma aeronave com uma fuselagem principal, onde se localiza o habitáculo, mas em que as superfícies de controle da cauda não estão instalados na fuselagem, mas ligado às asas por um par de lanças ou longarinas equidistantes do eixo central. O conceito não deve ser confundido com o de aeronave bifuselada (twin-fuselage), pois neste caso a aeronave tem duas fuselagens gémeas.
Saab J 21A-2 |
Apesar do eventual acordo, obter os motores DB 605B provou ser dificil, uma vez que os alemães atrasaram sucessivamente a entrega, e quando as primeiras amostras foram entregues, em junho de 1942, apresentavam defeitos de fabrico (aparentemente tinham sido sabotados por trabalhadores escravos na linha de montagem). Os suecos conseguiriam obter os planos do motor e iniciar a sua construção sob licença na Svenska Flygmotor (mais tarde Volvo Aero), tendo mais tarde recebido amostras fornecidas pelos alemães.
Com o problema do motor resolvido, foram construídos dois protótipos de voo e uma célula para teste de solo, tendo sido realizado o primeiro voo em julho de 1943.
Porém o percurso do protótipo à primeira aeronave de produção revelar-se-ia problemático, com o primeiro J21 a entrar em operação apenas em dezembro de 1945, meses após o fim da guerra.
Saab J 21A |
O desempenho demonstrado pela aeronave era considerado bom pelo padrão dos caças com motor de pistão, com um excelente comportamento em voo, mesmo a baixas velocidades, e uma elevada taxa de viragem. O armamento era pesado e concentrado. Porém quando comparado com os North American P-51D Mustang que o Flygvapnet obtivera no final da guerra (designados por J25), tinham limitações em altitudes elevadas, tinham uma visibilidade limitada à retaguarda e os controlos eram pesados tornando o voo e combate aéreo muito exigente e cansativo para o piloto.
Saab J 21A |
Com o pós-guerra chegava também ao fim a idade dos caças de motor de pistão e o J21 não era particularmente brilhante, tendo no entanto sido a primeira aeronave sueca a realizar com sucesso a ejeção de um piloto, no dia 29 de Julho de 1946, depois de uma colisão entre um J21 e um J22. Os últimos J21 e A21 foram retirados do serviço no início dos anos 50 e hoje apenas dois sobrevivem.
- SAAB J 21R
Após a Guerra chegou a ser equacionado o uso de motores Rolls-Royce Griffon no que seria o J 21B, no entanto era nesta altura claro que o futuro dos caças passava pelo uso da nova tecnologia dos motores a reação.
Saab J 21R |
O primeiro, de quatro protótipos de voo J 21R (R de reaktion), construídos a partir de células J 21, realizou o voo inaugural em março de 1947 e as primeiras aeronaves de produção, de um total de 64, começaram a ser entregues no verão de 1949.
Os primeiros 34 J 21R tinham um motor RM 1/Goblin 1 com 13,1 kN de empuxo, foram designados J 21RA, enquanto os 30 finais foram equipados com o RM 1A/Goblin 3 de 14,7 kN de empuxo foram designados por J 21RB.
A evolução dos caças fazia-se naquela altura a um ritmo muito elevado, por isso quando o J 21R entrou em operação, era já obsoleto sendo rapidamente relegado para funções de ataque.
Saab J 21R |
No período em que o J 21R estrava ao serviço, a SAAB trabalhava no projeto de um caça muito mais avançado o J 29 Tunnan, que se mostraria à altura de qualquer outro caça estrangeiro da época.
O J 21R, como muitos dos primeiros jatos de combate, foi principalmente uma plataforma de experiências para a indústria aeronáutica sueca e para o Flygvapnet. Todos os J 21R foram abatidos ao serviço durante a década de 1950 e hoje apenas um sobrevive no museu da força aérea sueca em Linköping.
FICHA DA AERONAVE
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- ANO DO PRIMEIRO VOO: 1943
- PAÍS DE ORIGEM: Suécia
- PRODUÇÃO: 298
- PAÍSES OPERADORES: Suécia
- VARIANTE: A-3
- FUNÇÃO: Caça de ataque
- TRIPULAÇÃO: 1
- MOTOR: 1 x Daimler-Benz DB 605B construído pela SFA (Volvo Aero)
- PESO VAZIO: 3346 (kg)
- PESO MÁXIMO NA DESCOLAGEM: 5200 (kg)
- COMPRIMENTO: 10,45 (m)
- ENVERGADURA: 11,60 (m)
- ALTURA: 3,97 (m)
- VELOCIDADE MÁXIMA: 640 (km/h)
- RAIO DE COMBATE: 750 (km)
- TETO MÁXIMO: 11000 (m)
- FIXO:
4 x metralhadoras Bofors de 13 mm (duas no nariz e duas nas asas
- CARGA BÉLICA:
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PERFIL
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DESENHOS
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FONTES
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REVISÕES E RECURSOS ADICIONAIS
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- Publicação e Revisões
# Publicado em 2017-04-08 #
- Recursos Adicionais
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