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O Sopwith Pup foi a primeira aeronave britânica equipada com uma metralhadora de disparo sincronizado com a hélice, podendo por isso classificar-se como o primeiro caça britânico monolugar. Construído pela Sopwith Aviation Company entrou ao serviço do RFC (Royal Flying Corps) e do RNAS (Royal Navy Air Service), no Outono de 1916, oficialmente designado por Sopwith Scout, porém os pilotos viriam a designa-lo comummente por Pup (cachorrinho), por o acharem o filhote do maior Sopwith 1½ Strutter de dois lugares (curiosamente todas as aeronaves posteriores da Sopwith teriam a designação de animais, Camel, Snipe Dolphin). As excelentes características de voo e boa capacidade de manobra, tornaram os Pup bem sucedidos nos primeiros meses após a sua entrada ao serviço, porém seriam rapidamente ultrapassado pelos mais recentes caças alemães, e retirado da frente de combate assim que novos caças mais evoluídos ficaram disponíveis.
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Ano
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1916
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Pais de Origem
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Reino Unido
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Função
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Caça
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Variante
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-
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Tripulação
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1
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Motor
| 1 x motor giratório Le Rhône, de 80 cv | |||||
Peso (Kg)
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Vazio
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358
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Máximo
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557
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Dimensões (m)
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Comprimento
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5,89
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Envergadura
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8,08
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Altura
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2,87
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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180
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Teto Máximo
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5600
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Raio de ação
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270
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Armamento
| 1 x metralhadora Vickers de 7,7mm | |||||
Países operadores
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Reino Unido, Austrália, Belgica, JaGrécia, Holanda, Rússia
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Os primeiros aviões militares monolugares usados na Primeira Guerra Mundial eram fundamentalmente utilizados como batedores (scouts), no reconhecimento aérea do terreno , das posições inimigas, e na orientação da artilharia. Com a evolução da guerra aérea em que ambas as partes procuraram eliminar a capacidade de reconhecimento aéreo do inimigo, as aeronaves começaram a ser armadas, o que mais tarde teria como consequência que passassem a ser conhecidas por caças (fighter). Não é por isso de estranhar que primeira aeronave britânica a ser armada com uma metralhadora sincronizada com a hélice para poder disparar através do seu arco, fosse oficialmente designada por Sopwith Scout .
Sopwith Pup (Protótipo) |
Em 1915, a Sopwith tinha construido um avião pessoal para o piloto de testes da empresa Harry Hawker , um biplano monolugar, pequeno motor rotativo Gnome de 50cv.O Sopwith Scout desenhado por Herbert Smith, herdou muitas das características do projeto do Hawker's Runabout como ficou conhecida a aeronave.
Era um biplano de asa escalonadas de igual envergadura, estrutura de madeira, com revestimento de tecido, e um trem de aterragem apoiado em estruturas em “V” invertido, apoiadas nas longarinas inferiores da fuselagem. O motor adotado foi um Le Rhône 9C rotativo de 80cv, e a aeronave foi armada com uma metralhadora Vickers de 7,7 mm fixa na parte superior da frente da fuselagem, disparando através do arco da hélice usando o mecanismo de sincronização Sopwith-Kauper .
Cockpit de um Sopwith Pup |
Um protótipo foi concluído em fevereiro de 1916 e enviado para Upavon para testes no final de março, que se viera a provar bastante satisfatórios. Consequentemente o Royal Naval Air Service (RNAS) e o Royal Flying Corps (RFC), emitiram de imediato encomendas para o Sopwith Scout.
A Sopwith fortemente envolvida na produção do Sopwith 1½ Strutter, apenas produziria um reduzido numero de aeronaves, entregues a partir de agosto de 1916, sendo a maioria das encomendas entregues a subcontratantes, recomeçando a partir de inícios de 1917.
Do total de 1770 Sopwith Pup, 96 foram construidos pela Sopwith, a Standard Motor Co. construiu 850, a Whitehead Aircraft 820, e a William Beardmore & Co., 30.
Sopwith Pup, pilotado por E. H. Dunning aterra no HMS Furious,Agosto de 1917 |
O Sopwith Pup foi usado pela primeira vez em combate no final da batalha do Somme, em outubro de 1916, distinguindo-se pela extraordinária capacidade de manobra sem perder altitude em curvas acentuadas, e apesar do fraco motor, conseguia desenvolver uma velocidade máxima de 179 Km/h, ao mesmo tempo que tinha uma velocidade de aterragem de apenas apenas 45 km/h.
No entanto, a velocidade de desenvolvimento de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial era tal, que apenas alguns meses depois o Sopwith Pup tinha sido totalmente superado pelas novas aeronaves alemãs, e por isso foi sendo substituído nas frentes de combate, á medida que ficavam disponíveis os novos caças aliados Sopwith Camel e o SE 5, mais evoluídos e mais pesadamente armados.
Sopwith Pup, numa plataforma sobre os canhões do HMS Repulser, outubro, 1917 |
Após a participação ativa na Guerra, a doceis características de voo do Sopwith Pup tornaram-no ideal para seu usado em instrução básica de pilotos e nas primeiras experiencias de descolagem e aterragem dos primeiros porta-aviões, tornando-se o primeiro avião a pousar num navio em movimento a 2 de agosto 1917, pilotado pelo tenente Edwin Dunning, que no entanto foi morto na terceira vez que tentou executar a manobra num Sopwith Pup. Até final da Primeira Guerra Mundial os Sopwith Pup foram utilizados pela recente RAF (Royal Air Force) para treino de futuros pilotos.
Depois da guerra, o Sopwith Pup desapareceu da cena britânica. Apenas 8 permaneceram registados para uso civil, os quais tinham desaparecido por 1924. Onze haviam sido fornecidos à Real Força Aérea Australiana em 1919 e um pequeno número fora para Estados Unidos, Grécia, Países Baixos e Rússia.
# Revisto em 2016-12-04 #
# Publicado em 2015-04-25 #
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# Publicado em 2015-04-25 #
DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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- En.wikipedia.org
- Aviation-history.com
- Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
VER TAMBÉM
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- Reprodução de um Sopwith Pup com o seu motor rotativo original construido e operado pela "The Vintage Aviator Ltd" em Masterton, Nova Zelândia, 2012.