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GALERIA
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HISTÓRIA
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O protótipo foi aceite para produção pela VVS (Força Aérea Soviética), ganhando a designação de BSh-2.
A armadura pesada do Il-2 também significava que apenas poderiam transportar cargas relativamente leves, que juntamente com a pouca precisão de seus ataques tornaram-no menos eficaz do que os caças-bombardeiros aliados contemporâneos, tais como a Republic P-47 Thunderbolt e Hawker Typhoon .
O exagero e as contradições evidenciados pelos números de vitórias sobre as forças alemãs relatados pelas forças soviéticas (relatos muitas vezes fruto de propaganda destinada a exagerar as vitórias soviéticas para aumentar a moral do exercito vermelho e muitas vezes esconder os elevados custos humanos e materiais dessas vitórias ), tornam difícil avaliar a verdadeira eficácia da aeronave no campo de batalha. Isto sem negar a evidente importância da mesma nas vitórias soviéticas sobre as forças alemãs.
As perdas de Il-2 foram muito altas, as mais altas de todos os tipos de aviões soviéticos, mesmo tendo em conta o número total de aeronaves em serviço. As perdas de Shturmovik, entre 1941 e 1945, foram de 10.762 aeronaves (533 em 1941 , 1.676 em 1942, 3.515 em 1943, 3.347 em 1944 e 1.691 em 1945).
O Il-2 Shturmovik foi desenhados por Sergey Ilyushin em 1938, com uma pesada blindagem que protegia a tripulação, o motor, os radiadores, e os tanques de combustível , desenhada para desviar os projeteis de armas de pequeno calibre disparadas do solo enquanto a aeronave voava a baixas altitudes. O pára-brisas, era também, fortemente blindado.
O protótipo TsKB-55 que levantou voo em 2 de outubro 1939 era uma aeronave de dois lugares com um escudo blindado que pesava 700 kg. Carregado, o Ilyushin pesava mais de 4.700 kg, onde o escudo blindado representava cerca de 15% do peso bruto da aeronave.
Primeira versão de produção |
O peso do BSh-2 veio a demonstrar ser demasiado elevado para o motor Mikulin AM-35 de 1370cv projetado para gerar maiores potências em alta altitude, por isso foi redesenhado um novo projeto TsKB-57, que seria uma aeronave de assento único mais leve, com o motor Mikulin AM-38, mais poderoso (1.680cv) e otimizado para operação a baixa altitude.O TsKB-57 voou pela primeira vez em 12 de outubro de 1940 e passados os testes, viu a produção iniciada em março de 1941, com a designação de Ilyushin Il-2. As entregas para as unidades operacionais foram iniciadas em maio de 1941.
Quando a Alemanha deu inicio a Operação Barbarossa, apenas 249 aeronaves estavam disponíveis para uso na linha de frente. A produção no início da guerra era lenta porque depois da invasão alemã as fábricas de aviões perto de Moscovo e outras grandes cidades no ocidente da Rússia tinham de ser transferidas para leste dos Montes Urais . Esta mudança foi aproveitada por Sergey Ilyushin e seus engenheiros para reconsiderar os métodos de produção, e dois meses depois da mudança a produção de Il-2 foi retomada mas desta vez a um ritmo de produção muito maior, a que não foi certamente alheia a ameaça perpetrada por Joseph Stalin por telegrama que dizia ser o “último aviso”, em que referia que o “exército vermelho agora precisa de aeronaves IL-2 como do ar que respira” e por isso exigia maior produção de aeronaves para “não testarem a paciência do governo”.
Il-2M3 |
A primeira utilização do Il-2 em combate ocorreu em junho de 1941 ao longo do rio Berezina dias após o inicio da invasão alemã. A falta de formação dos pilotos e das equipas de terra era notória. Não tinham recebido qualquer formação especifica sobre a nova aeronave, sobre as melhores táticas para a usar ou mesmo sobre como proceder à sua manutenção e rearmamento. Como resultado nos 3 primeiros dias de combate foram perdidas 10 aeronaves sob o fogo inimigo, e 19 por outras causas e a 10 de junho apenas restavam 10 aeronaves em condição de voo das 65 iniciais.
Os primeiros combates permitiram avaliar algumas debilidades do Il-2 nomeadamente a sua vulnerabilidade a ataques pela retaguarda. Consequentemente, em fevereiro de 1942, o projeto de dois lugares foi reavivado. O Il-2M , com um artilheiro traseiro sob a carlinga aumentada, entrou em serviço em setembro de 1942 sendo os monolugares, sobreviventes, eventualmente modificados com esta norma. Ainda assim esta vulnerabilidade nunca foi totalmente resolvida como comprova a elevada taxa de mortes entre os artilheiros da aeronave.
Versão para operação durante o inverno |
Especialmente os foguetes eram pouco eficazes, mesmo os maiores RS-132 tinham uma ogiva de apenas 0,9 kg de explosivos, muito inferior a carga de uma ogiva de 21 kg típica do P-47, ou as ogivas de 27 kg dos foguetes RP-3 usados pelos Hawker Typhoon.
De igual forma as bombas usadas pelo Il-2 eram de apenas 50Kg (raramente 100 kg), pequenas para compensar a falta de precisão do bombardeamento.
Em 1943 o comando soviético decidiu passar a usar pequenas bombas penetrantes contra veículos blindados inimigos a que chamou de “bombas de aviação antitanque” (PTAB protivotankovaya aviabomba). Designadas PTAB 2,5 ou 1,5, já que pesavam 2,5 kg ou apenas 1,5 kg, o Il-2 transportava até 192 ou 220 em quatro distribuidores externos ou nas baias ventrais internas dos painéis interiores das asas. A carga de calor gerado pelas PTAB podia facilmente penetrar a armadura superior relativamente fina de todos os tanques pesados alemães. Os soviéticos desenvolveram igualmente novas táticas de combate para aproveitar as capacidades do Il-2 no ataque ao solo e por forma a reduzir os efeitos das suas vulnerabilidades, utilizando grupos de 8 a 12 aeronaves em ataques simultâneo sobre os alvos utilizando os canhões, foguetes, e bombas PTAB para gerar um tapete de fogo de 70 metros de comprimento e 15 metros de largura, o que aumentava significativamente a probabilidade êxito.
O ponto mais forte do Il-2 era que graças à pesada blindagem, poderia receber uma grande quantidade de impactos e ainda assim continuar operacional. Revelou-se uma aeronave resistente tanto ao fogo antiaéreo terrestre como ao fogo de caças. Foi relatado que um Il-2, em particular, regressou com segurança a base, apesar de ter sido atingido por mais de 600 impactos diretos por todas as superfícies, bem como inúmeros impactos na blindagem e estrutura. Esta características garantiram-lhe o apelido junto da tropas terrestres alemãs de "The Flying Tank” e junto dos pilotos da Luftwaffe de Eiserner Gustav (“Iron Gustav”).
A partir de 1942, o Il-2 passou a ser amplamente utilizado na Frente Oriental.
O verdadeiro desempenho em combate do Il-2 é difícil de determinar a partir das provas documentais existentes. W. Liss em Aircraft profile 88: Ilyushin Il-2 menciona que durante a Batalha de Kursk, em 7 de julho de 1943, foi reivindicada a destruição, por Ilyushin Il-2, de 70 tanques da 9ª Divisão Panzer alemã, em apenas 20 minutos. Em outro relatório soviético da ação no mesmo dia, afirma que:
"As forças terrestres valorizaram altamente o trabalho da aviação no campo de batalha. Numa série de casos os ataques inimigos foram repelidos graças às nossas operações aéreas. Assim, no dia 07 de julho ataques de tanques inimigos (alemães) foram repelidos na região de Kashara (pelo 13º exercito sovietico). Aqui nossas aeronaves de assalto realizaram três ataques poderosos em grupos de 20-30 aeronaves, de onde resultou a destruição ou incapacitação de 34 tanques. O inimigo foi forçado a parar novos ataques e retirar os restos de sua força norte de Kashara."
The batlle for Kursk 1943, The soviet general staff study
Glantz e Orenstein 1999, p. 260 (Tradução livre)
Outros relatórios soviéticos sobre a Batalha de Kursk, sugeriam que os Sturmoviks tinham destruido mais de 270 tanques de guerra e milhares de homens num período de apenas duas horas contra a 3ª Divisão Panzer. Porem, em Julho, pouco antes do início da Operação Cidadela (designação da operação alemã que daria inicio á Batalha de Kursk ), a 3ª divisão de tanques alemã tinha apenas 90 tanques de guerra e veículos blindados, sendo 180 a menos do que os soviéticos disseram ter sido destruídos pelos Sturmoviks e no dia 11 de Julho, a divisão ainda mantinha 41 tanques de guerra operacionais.
Formação de ataque |
No final da guerra, os soviéticos foram capazes de concentrar um número maciço de Sturmoviks para apoiar as suas principais ofensivas. No entanto, particularmente contra alvos blindados, o efeito foi muitas vezes mais psicológico do que real destruição física de alvos. O efeito intimidatório era frequentemente usado por meio de repetidas passagens sobre os alvos solicitadas pelas tropas terrestres soviéticas mesmo quando as aeronaves estavam sem munições o que adicionava vítimas ao lado soviético tal como a política de não regressar a base com munições por utilizar.
Versão com canhões de 37mm nas asas |
A produção total de Ilyushin Il-2 Sturmovik entre 1941 a 1945 ascendeu a 36.143 aeronaves em várias versões correspondentes a melhorias maiores ou menores feitas, na sua maioria com base na experiência operacional. Nem todos estes são variantes reais do Il-2 Shturmovik, o caso do Il-10 era uma aeronave completamente nova com base no design da fuselagem do Il-2.
- Il-2: versão monolugar inicial
- Il-2M: Versão com atualização dos canhões de 20mm ou 23 milímetros de alta velocidade.
- Il-2M3: instalação de um motor mais potente, AM-38F com 1720cv, cockpit com lugar para um artilheiro e arma de defesa adicional e maior blindagem. Foi a versão mais produzida.
- Il-2KR: variante para reconhecimento fotográfico
- Il-2T: variante para a marinha soviética adaptada para transportar um torpedo
- Il-2U: versão de instrução
- Il-10: Evolução final do IL-2. Aeronave com trem de aterragem totalmente retrátil, 4 canhões de 23mm, e arma 20mm para o artilheiro traseiro, e com menos capacidade de carga. Esta versão foi utilizada na Guerra da Coreia.
Após a guerra, Il-2 aeronaves estavam a serviço de vários países do bloco soviético, embora o advento do motor a jato tornava obsoleto muito rapidamente.
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Armas de vitória -Ilyushin Il-2 Sturmovik
Armas de vitória -Ilyushin Il-2 Sturmovik