.
.
GALERIA
| ||
.
HISTÓRIA
|
.
O Whitley foi desenhado por John Lloyd, o Designer Chefe de Armstrong-Whitworth Aircraft para atender a especificação B.3/34 emitida em 1934 pelo ministério do ar para um bombardeiro pesado noturno.
O primeiro protótipo Whitley Mk I (K4586) alimentado por dois motores radiais de 795cv Armstrong-Siddeley Tiger IX, a 17 de Março de 1936. O segundo protótipo foi equipado com motores mais potentes Tiger XI. Devido à necessidade urgente de substituir os bombardeiros pesados biplanos em serviço na RAF, fora feita ainda em 1935 uma encomenda de 80 aviões tinha sido colocada em 1935, e por isso a primeira produção de 34 aeronaves Mk I foram equipadas com motores Tiger IX. No lote seguinte de 46 aeronaves seriam utilizados motores Tiger VIII de 920cv mais confiáveis que o anterior.
Whitley comparado com os outros três bombardeiros da RAF do inicio da Guerra |
A substituição da torre operada manualmente do nariz, por uma Nash & Thomson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7mm originou o Whitley Mk III, da qual foram construídas 80 aeronaves.
O Whitley Mk IV produzido a partir de 1938, resultaria da adaptação da aeronave aos motores de 1030cv Rolls-Royce Merlin IV, que proporcionaram um aumento do desempenho, e o aumento da capacidade de combustível ( foram construídas 33 aeronaves).
O Whitley Mk V seria a versão principal de produção durante a guerra .Era baseada na Mk IV, com os estabilizadores verticais da empenagem modificados, e a torre da cauda substituída por uma Nash & Thompson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7 m (a fuselagem traseira foi estendida em 381mm para melhorar o angulo de tiro). Esta versão voou pela primeira vez em dezembro de 1938, tendo a produção cessado em junho de 1943, após terem sido construidas 1466 aeronaves.
Whitley Mk III |
No início da Segunda Guerra Mundial, sete esquadrões de Whitley IIIs ou IVs da RAF estavam operacionais. Ao contrário do Hampden e Wellington o bombardeiro Whitley sempre foi destinado para operações noturnas e escapou as pesadas perdas iniciais no início da guerra. Com o Hampden, o Whitley fez o primeiro bombardeio em solo alemão na noite de 19/20 de março de 1940, e realizou a Operação Haddock, o primeiro ataque da RAF em Itália, na noite de 11/12 de junho de 1940
Como o mais velho dos três bombardeiros, o Whitley estava obsoleto no início da guerra, mas ainda assim foram produzidos 1814 aeronaves antes de ser obtido um substituto adequado. O Whitley foi retirado do serviço de linha de frente no final de 1942, mas continuou a funcionar como um transporte para tropas e de mercadorias, bem como para a formação de para-quedistas e reboque planadores.
.
DESENHOS
|
PERFIL
|
FONTES
|
VER TAMBÉM
|
.
Armstrong-Whitworth Whitley
o primeiro bombardeiro britânico sobre a Alemanha