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O Polikarpov I-15 foi uma aeronave de caça biplano soviética da década de 1930. Foi apelidado de Tchaika (Чайка), que significa "Gaivota" em russo, por causa de suas asas superiores serem estilo gaivota. Foi operado em grande número pela Força Aérea Soviética, e em conjunto com o monoplano Polikarpov I-16, foi um dos caças padrão dos republicanos durante a Guerra Civil Espanhola, onde foi chamado de "Chato" ou Curtiss, pela semelhança com o Curtiss F9C da força aérea nacionalista.
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Ano
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1933
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Pais de Origem
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URSS
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Função
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Caça
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Variante
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I-15
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Tripulação
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1
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Motor
| Shvetsov M-22 | |||||
Peso (Kg)
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Vazio
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1012
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Máximo
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1415
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Dimensões (m)
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Comprimento
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6,10
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Envergadura
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9,75
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Altura
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2,20
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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350
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Teto Máximo
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7250
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Raio de ação
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500
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Armamento
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2 x metralhadoras PV-1 de 7,62 mm
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Países operadores
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URSS, Espanha, China, Finlândia, Mongolia
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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I-15bis |
O primeiro vôo foi feito em outubro de 1933, com um motor Wright R-1820 Cyclone importado, também conhecido pelo seu nome desenvolvimento TsKB-3. O I-15, era um pequeno caça biplano com asas construídas em madeira e a asa superior tipo gaivota, a fuselagem era de construção mista em aço, alumínio, e em tecido que revestia a parte traseira.
A produção começou em 1934, com um um motor M-22 (versão licenciada do motor radial Bristol Jupiter) menos potente que o previsto Cyclone, mas ainda assim a aeronave demonstrou uma performance superior ao I-5, que substituiu, e uma excelente manobrabilidade. No final de 1936, o I-15, seria equipado com o motor M-25 (a versão do Cyclone construído sob licença). Foram construídos 671 I-15 (284 na União Soviética e 287, sob licença, pela CASA em Espanha).
I-15bis Exercito del Aire Espanhol, 1949 |
Em agosto de 1937 o Governo do Kuomintang assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. No outono desse mesmo ano, a União Soviética começou a enviar o I-15 como ajuda à Força Aérea Chinesa na sua guerra defensiva contra o Japão. Mais de 250 pilotos soviéticos voluntariaram-se para pilotar os 255 caças enviados para a China no outono de 1937. Em 1939 o total de caças entregues atingiu os 347 entre I-15 e I-15bis. Esses aviões foram usados na Manchúria e posteriormente em combates fronteiriços entre o Japão e a União Soviética.
Em 1939, caçasPolikarpov foram amplamente utilizados durante as batalhas de Khalkhin Gol na Mongólia. As batalhas foram travadas de 11 maio a 16 setembro de 1939, e envolveu mais de 600 aviões. Quando as hostilidades começaram os pilotos Polikarpov foram apressadamente treinados e sofreram pesadas perdas contra os japoneses mais experientes.
Réplica de um I-15bis |
Mais de 1.000 caças I-15bis ainda estavam em uso durante a invasão alemã, mas por essa altura o I-15 era já uma aeronave obsoleta tendo o biplano sido empregue unicamente em operações de ataque ao solo. No final de 1942, todos os I-15 e I-15bis tinham sido convertidos em aviões de treino avançado, tendo sido substituídos pelo Ilyushin Il-2 no papel de aeronave de ataque ao solo.
DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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VER TAMBÉM
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