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O Hawker Typhoon foi uma aeronave britânica, produzido pela Hawker Aircraft, inicialmente desenvolvido como um intercetor de média-alta altitude, destinado a substituir o Hawker Hurricane.
Colocada ao serviço em setembro de 1941 como uma solução de emergência para fazer frente as crescentes incursões dos caças bombardeiro Focke Wulf 190 da Luftwaffe, demonstrou boas capacidades a baixa altitude mas um desempenho sofrível a médias e altas altitudes, para além de graves problemas estruturais e de fiabilidade do motor responsáveis por inúmeras perdas de aeronaves e pilotos, e levando a RAF, durante o ano de 1942, a questionar seriamente a sua manutenção em serviço.
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Ano
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1941
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Pais de Origem
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Reino Unido
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Função
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Caça-bombardeiro
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Variante
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Mk IB
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Tripulação
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1
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Motor
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1 x Napier Sabre IIA, IIB ou IIC
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Peso (Kg)
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Vazio
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4010
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Máximo
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5170
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Dimensões (m)
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Comprimento
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9,73
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Envergadura
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12,67
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Altura
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4,70
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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663
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Teto Máximo (m)
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10360
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Raio de ação
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1530 (980 com carga total)
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Armamento
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4 canhões Hispano Mk II de 20mm
2 x bombas de 454 Kg, ou 2 x bombas de 227 Kg, ou 8 x foguetes RP-3 de 37 Kg | |||||
Países operadores
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Reino Unido, Canada, Austrália, e Nova Zelândia
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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No início da II Guerra Mundial, os aviões de combate eram geralmente construídos para a velocidade e manobrabilidade, mas durante a guerra, a ênfase foi gradualmente colocada na potência e poder de fogo. A contribuição britânica para estes poderosos aviões foi uma série de caças Hawker, o "Typhoon", "Tempest", e "Sea Fury".
Prototipo Hawker Tornado (P5224) |
Prototipo Hawker Typhoon (P5212) |
O Sabre, também fora confrontado com sérios problemas, no entanto, eles foram sendo superados uma vez que a Napier podia dedicar mais tempo e esforço no seu desenvolvimento do que a Rolls-Royce era capaz de dedicar ao Vulture, uma vez que tinha no Merlin o seu grande objeto de trabalho.
À Hawker e á RAF restava o Typhoon. Apesar dos problemas iniciais, não totalmente solucionados, com o motor Sabre e com a manifestação de graves falhas estruturais, o Typhoon começou a sair das linhas de produção em maio de 1941, com entregas iniciais para esquadrões da RAF em setembro de 1941.
A primeiro produção, Typhoon Mk IA, foi armada com doze metralhadoras de 7,7 milímetros, no entanto apenas um pequeno número de aeronaves foi construída sob esta padrão, sendo usadas fundamentalmente em testes de voo. O padrão de produção passou imediatamente para o Typhoon Mk IB armado com quatro canhões Hispano Mk II de 20 milímetros.
Typhoon Mk IA |
Vários pilotos de teste foram mortos no Typhoon e dos primeiro 142 entregues, apenas sete não foram envolvidos em acidentes graves, devido a falhas estruturais ou de motor, quase conduzindo ao encerramento do projeto, não fosse o aparecimento em 1941 dos caças bombardeiros de baixa altitude, Focke-Wulf FW-190 da Luftwaffe em ataques a instalações estratégicas costeiras britânicas. O Typhoon era, ao momento, o único caça da RAF suficientemente rápido para intercetar, perseguir e abater os atacantes, e as unidades disponíveis foram rapidamente operacionalizadas nos esquadrões 56º e 609º, uma decisão que se veio a provar catastrófica com a perda de inúmeras unidades e respetivos pilotos devido ao fogo inimigo mas acima de tudo às deficiências da aeronave.
Typhoon Mk IB |
O motor potente permitia à aeronave transportar uma carga de até duas bombas 454kg, carga semelhante à dos bombardeiros ligeiros usados em anos anteriores e a partir de setembro de 1943, passaram a poder ser armados com quatro foguetes RP-3 de 37Kg de alto explosivo em cada asa tornando-se uma aeronave de ataque ao solo por excelência.
Melhorias incrementais foram feitas ao Typhoon em produção, sendo uma das mais visíveis a substituição da canópia de estilo automóvel, por uma de deslizamento com formato de bolha, que melhorou o campo de visão do piloto. Esta solução foi de imediato implementada nas aeronaves americanas North American P-51 Mustang e Republic P-47 Thunderbolt.
Também o motor Sabre foi sendo melhorado quer em potência quer em fiabilidade (ao "Sabre IIA", de 2.180cv, seguiu-se o "Sabre IIB" de 2.200cv, que foi precedido pelo "Sabre IIC" de 2260cv), embora nunca tenha sido ultrapassada a terrível tendência de se incendiar durante o arranque. Para melhor e para pior, o Sabre era um motor único.
Typhoon Mk IB com tanques de queda, 1943 |
No próprio dia D, 6 de junho de 1944, a 21ª Divisão Panzer, a mais próxima divisão blindada da Wehrmacht foi atacada continuamente pelos Typhoon, resultando que apenas seis tanques e um punhado de infantaria conseguiria chegar suficientemente perto das praias onde ocorria o desembarque aliado.
No início de julho, os Typhoon dirigiram os ataques as instalações de misseis alemães V-1 e V-2 e nesse mesmo mês num golpe de sorte, atacaram o carro pessoal do Marechal de campo Erwin Rommel ferindo-o gravemente.
Typhoon Mk IB com tanque de queda e foguetes RP-3 |
Durante os quatro anos que o Hawker Typhoon esteve ao serviço, foram mortos 670 dos seus pilotos em todos os 23 esquadrões onde foi implementado.
Ao todo tinham sido construídos 3317 Hawker Typhoon, mas em setembro de 1945 todas as unidades operacionais já o tinham substituído pelo Hawker Tempest, que tinha entrado ao serviço em abril de 1944. Ao contrário de muitas outras aeronaves da RAF, todos os Typhoon foram convertidos em sucata não sendo nenhuma unidade vendida, uma vez que a RAF tinha absoluta consciência das suas deficiências.
Hoje o Hawker Typhoon é recordado quase tanto pelas suas falhas como pelas suas virtudes.
# Revisto em 2016-11-09 #
# Publicado em 2015-05-26 #
# Revisto em 2016-11-09 #
# Publicado em 2015-05-26 #
DESENHOS
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- Hawker Typhoon em operação