Avro 679 Manchester

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O Avro Manchester foi um bombardeiro médio bimotor britânico desenvolvido antes do inicio da Segunda Guerra Mundial pelo Avro Aircraft Company . Serviu na Royal Air Force e na Royal Canadian Air Force mas foi em grande medida uma aeronave totalmente falhada fundamentalmente por causa de seus motores subdesenvolvidos, não confiáveis e de fraca potência. 
A historia do Manchester é no entanto digna, pois foi a precursor do bombardeiro pesado britânico que se tornaria um dos bombardeiros estratégicos mais capazes da guerra o Avro Lancaster .

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Ano
1939
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Bombardeiro Médio
Variante
Mk I
Tripulação
7
Motor
Peso (Kg)
Vazio
14152
Máximo
22680

Dimensões (m)
Comprimento
21,34
Envergadura
27.46
Altura
5,94

Performance (Km)
Velocidade Máxima
426
Teto Máximo
5900
Raio de ação
1930 (com carga maxima)
Armamento
Defensivo:
8 ×metralhadoras  Browning 0.303 de 7.7 mm , (2 no nariz Nash & Thomson , 2 na torre dorsal, e 4 na cauda)
Ofensivo:
até 4,695 kg de bombas
Países operadores
Reino Unido, Canada 
Fontes
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GALERIA
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Avro Manchester Mk I
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Avro Manchester Mk I
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Avro Manchester Mk I
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Avro Manchester Mk IA
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Avro Manchester Mk IA
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Nariz do Avro Manchester Mk I
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HISTÓRIA
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O Manchester foi originalmente concebido para satisfazer a Especificação P.13/36 do Ministério da Aeronáutica, (a mesma especificação que a Handley Page seguiu na conceção do bombardeiro Halifax), para um " bombardeiro médio ", monoplano bimotor, capaz de realizar bombardeio de mergulho e realizar ataques pesados com 3.630kg de bombas ou dois torpedos de 18 polegadas, com uma velocidade de cruzeiro mínima de 445Km/h. 

No início de 1937, o projeto Avro 679 e o rival Handley Page HP.56 foram aceites, e foram encomendados protótipos de ambos. Porém em meados de 1937, o Ministério do Ar, perante a prespectiva de uma guerra, exerceu o seu direito de exigir a antecipação do processo de desenvolvimento, prevendo que a partir de 1939, a especificação a P.13/36 substituíria os bombardeiros médios existentes, como o Armstrong Whitworth Whitley , Handley Page Hampden e Vickers Wellington .

Avro tipo 679 (L7246) Primeiro Prototipo
A fim de alcançar as qualidades de velocidade exigidos foram escolhidos os poderosos, mas ainda em desenvolvimento, motores Rolls-Royce Vulture de 24 cilindros. Outros esquemas de motor considerados incluíram o uso de dois motores radiais Bristol Hercules ou Bristol Centaurus mas nunca chegariam a fase de implementação. 

O projeto do Avro 679 foi aprovado e, ainda em 1937, a empresa recebeu encomenda para construir dois protótipos do bombardeiro, e um contrato preliminar para 200 aeronaves. 

O primeiro (L7246) protótipo voou pela primeira vez no dia 25 de julho de 1939, recebendo a designação de "Manchester" pela RAF, cujo Comando de Bombardeiros mantinha a tradição de apelidar os seus bombardeiros com nomes de cidades da Commonwealth. O Avro 679 foi realmente o segundo avião Avro a receber a designação, anteriormente atribuida ao Avro 533 Manchester, um projeto para um bombardeiro no periodo da Primeira Guerra Mundial, que nunca foi além da fase de protótipo devido a problemas de motor - uma história que ser iria revelar agoirentas para o novo Avro 679 Manchester.

Avro tipo 679 (L7246) Primeiro Prototipo
Os testes com o primeiro protótipo revelaram uma serie surpreendente de problemas de estabilidade,  particularmente no plano lateral e os pilotos queixaram-se de controlos extremamente pesados que tornavam a tarefa de pilotagem esgotante. Este facto era ainda mais preocupante considerando que o prototipo voava sem carga e sem armamento. Por outro lado as tripulações de teste elogiaram o compartimento da tripulação espaçoso e logicamente organizadas especialmente quando comparado a aeronaves como o Handley Page Hampden.

Em resultado, o segundo protótipo foi modificado na linha de montagem, num esforço para resolver os problemas identificados. Os controlos foram modificados para aliviar a carga sobre o piloto e a envergadura foi extendida para aumentar a sustentação e diminuir a distância de descolagem. Os problemas de estabilidade persistiram, no entanto, especialmente a baixas velocidades, o que, eventualmente, se tornou uma preocupação que levou a Avro a colocar o segundo protótipo de volta à fábrica para a instalação de um terceiro estabilizador vertical que resolveu parcialmente o problema.

Avro Manchester 2º Prototipo
A primeira serie de produção o Manchester Mk I (com 20 aeronaves produzidas), apresentava estabilizadores verticais gemeos nos extremos do estabilizador horizontal e um terceiro estabilizador vertical na fuselagem. Esta configuração seria no entanto abandonada na versão de produção seguinte. O Mk IA eliminou o estabilizador vertical central, mas os estabilizadores verticais gémeos foram alargadas e colocadas numa posição superior, num novo estabilizador horizontal com maior envergadura (aumentou de 6,71 m para 10,06 m). Esta configuração seria posteriormente transposta para o Lancaster, exceto no primeiro protótipo, que também usou uma barbatana central por ter sido convertido, a partir de um Manchester inacabado.

O Avro Manchester fora concebido dando grande importância à qualidade robustez e facilidade de de fabrico e reparação. A fuselagem era construída em torno de longarinas longitudinais, com revestimento externo em folha de liga de alumínio rebitado e nivelado para obter uma superfície externa lisa. As asas eram estruturadas por duas longarinas, e nervuras internas em liga de alumínio entre as quais foram colocados os tanques de combustível auto-selantes. A empenagem tinha uma construção semelhante à da asa e a sua configuração proporcionava uma excelente visão ao artilheiro da torre dorsal. Para além da torre dorsal com duas metralhadoras Browning de7.7 mm, o Manchester dispunha de uma torre no nariz com duas Browning de7.7 mm e uma torre na cauda com quatro.

1º Prototipo (L7246) Farnborough em testes estáticos
O trem de aterragem era totalmente retrátil.

Os dois motores Rolls-Royce Vulture, insuficientemente desenvolvidos, com graves problemas de fiabilidade e com potência insuficiente, inferior aquela para a qual o Manchester fora concebido (2000cv), que equipavam os Manchester tonar-se-iam o seu maior tormento o conduziriam em ultima instância a sua morte após uma reduzida e mal sucedida atividade operacional. 

A versão proposta do Manchester Mk.II , a equipar com motores Napier Sabre ou Bristol Centaurus, não encontrou o apoio do Ministério do Ar, cujo foco estava agora voltado bombardeiros quadrimotores. Além disso, a falta de fiabilidade demonstrada pelos Manchester que já se encontravam em serviço operacional, não só devido aos problemas dos motores Vulture (em 13 de abril de 1941, todos os Manchesters foram imobilizados devido a um elevado numero de falhas do motor, em 16 de junho de 1941, uma segunda imobilização foi ordenada devido a novas falhas contínuas), mas também a alguns problemas estruturais na fuselagem, tinham relevado a aeronave para uma segunda linha, no início de 1942. O motor fez o Manchester ser notado principalmente pela sua falta de fiabilidade, mau desempenho, e inadequação geral para as missões para que tinha sido concebido.

Avro Manchester Mk IA em voo
Os 193 Manchester operacionais (apenas foram construídos 202, incluindo os protótipos ) voaram 1269 missões com o Comando de Bombardeiros, transportando 1.657 toneladas de bombas. Foram perdidas 78 aeronaves em ação e outras 45 em incidentes não operacionais, dos quais 30 devido a falhas dos motores. Voaram a última operação contra Bremen em 25 de junho de 1942.

Em retrospectiva, é relativamente fácil rotular o Manchester de um falanço da Avro. Isso porém ignora dois aspectos importantes. O primeiro, que o principal problema do Manchester foi que ele foi construído com motores de baixo desempenho e pouco fiáveis, mas que fora projetado para ter um par de motores de 2000cv (muito acima do que era fornecido pelos Vulture), consequentemente não poderia ter um desempenho satisfatório. O segundo, é que uma vez os problemas de estabilidade eliminados, a fuselagem era sólida e bastante avançada em comparação com a maioria dos outros bombardeiros médios seus contemporâneos, fato comprovado pelo protótipo do Manchester Mk.III (BT308), que equipado com quatro motores Rolls-Royce "Merlin" voou pela primeira vez em 1942, tornando-se o primeiro protótipo do que seria o mais importante bombardeiro britânico da Segunda Guerra Mundial o  Avro Lancaster.

# Revisto em 26-06-2016#

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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Neste Blog:
Avro Manchester - RAF 1941-42