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| Tendo começado a produção do bem sucedido caça F4F Wildcat, a Grumman começou a trabalhar numa aeronave que lhe sucedesse nos meses que antecederam o ataque japonês a Pearl Harbor. Leroy Grumman e os seus engenheiros, Leon Swirbul e Bill Schwendler, procuravam aperfeiçoar o F4F, para obter uma aeronave mais poderosa e com melhor desempenho. Porém do novo projeto preliminar resultou numa aeronave completamente nova ao invés de um F4F melhorado, o Grumman F6F Hellcat | |||||
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Ano
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1942
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Pais de Origem
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EUA
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Função
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Caça naval
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Variante
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F6F-5
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Tripulação
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1
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Motor
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1 x motor radial Pratt & Whitney R-2800-10W "Double Wasp"
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Peso (Kg)
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Vazio
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4190
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Máximo
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5714
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Dimensões (m)
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Comprimento
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10,34
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Envergadura
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13,6
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Altura
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3,99
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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621
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Teto Máximo
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11370
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Raio de ação
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1520
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Armamento
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2 x canhões de 20 mm;
Até 1 814 kg de armamento adicional:
-No suporte da fuselagem:
1 x torpedo Mk. 13-3, ou
1 x bomba de 907 kg
-Nos suportes das asas:
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Países operadores
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EUA, França, Reino Unido, Uruguai
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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XF6F-4 Hellcat |
Com a entrada dos EUA na segunda guerra mundial em dezembro de 1941, a Grumman começou a utilizar os dados dos primeiros combates do F4F, avaliando o desempenho do F4F Wildcat contra o Mitsubishi A6M Zero, identificado as suas fragilidades e necessidades de melhoria numa nova aeronave capaz de combater o ágil caça japonês. O protótipo inicial, designado XF6F-1, voou pela primeira vez em 26 de junho de 1942, utilizava um motor Wright R-2600 Cyclone de 1700 cv, no entanto o desempenho em testes e a informações dos combates no Pacífico, levaram a que fosse equacionado o uso do mais poderoso Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp de 2000 cv. Em 30 de julho o XF6F-3 equipado com o motor Pratt & Whitney voaria pela primeira vez.
Embora similar em aparência ao F4F, o novo XF6F-3 era muito maior e tinha as asas cantilever em posição baixa ao invés da asa-média do Wildcat. Estava armado com seis metralhadoras Browning M2 de 12.7mm com 400 tiros por arma, dispunha de tanques de combustível auto-selantes e uma pesada blindagem a proteger as partes vitais da aeronave, incluindo o motor e o piloto.
O trem de aterragem do F4F Wildcat, era um dos seus grandes defeitos. O trem de aterragem da nova aeronave era completamente novo. Todo o conjunto, tinha comando hidráulico, em que cada roda era suportada numa estrutura de apoio com uma aste que girava 90 °, enquanto retraia para trás das asas.
A fuselagem semi-monocoque tinha uma forma simples, os painéis de revestimento eram em sua maioria de forma direta ou curvatura única, o que simplificava a produção.
O XF6F-3 tornou-se, na segunda metade de 1942 a primeira versão de produção recebendo a designação de F6F-3 Hellcat.
A Grumman rapidamente mostrou que o novo caça era de fácil construção. Empregando cerca de 20.000 trabalhadores, as fabricas da Grumman começaram a produzir o Hellcat a grande velocidade produzindo até novembro de 1945, 12.275 aeronaves.
F6F-5E com radar ANAPS-4 e dois canhões de 20mm |
Varias unidades do Hellcat foram modificadas com a instalação de um radar Westinghouse AN/APS-4 numa carenagem incorporada na asa de estibordo, e utilizadas como caça noturno com a designação F6F-3/5E. A conversão para caça noturno mais tardia receberia um radar mais recente Westinghouse AN/APS-6, passando a receber a designação de F6F-5N. Destes alguns foram armados com dois canhões Hispano-Suiza AN/M2 de nas baías interiores mantendo as quatro metralhadoras Browning M2 de 12,7mm nas exteriores.
A designação de F6F-5P foi atribuida a um pequeno número de Hellcat que foram convertidas em aviões do foto-reconhecimento, com o equipamento fotografico montado na fuselagem traseira, mas mantendo todo o seu armamento de base e capacidade operacional.
Após o final da guerra alguns Hellcat foram transformados em drones controlados por rádio. Estas aeronaves designadas por F6F-3K ou F6F-5K, foram utilizados para o estudo de explosões de testes nucleares, bem como alvos em programas de desenvolvimento de novas armas. Em 1952, durante a Guerra da Coreia, alguns F6F-5K carregando uma bomba de 908 kg foram usados como bombas voadoras para destruir alvos, bem protegidos por defesa aérea.
F6F doVF-28 no USS Monterey 1944 |
Seria no entanto no Pacifico que o Hellcat seria maciçamente utilizado durante a 2ª Guerra Mundial.
O seu primeiro combate contra os japoneses aconteceu a 01 de setembro de 1943, quando os caças do USS Independence abateram um hidroavião Kawanishi H8k "Emily". Alguns dias depois depois, em 23 e 24 de novembro os Hellcat participaram na ofensiva americana no atol de Tarawa, reivindicando o abate de 30 aviões japoneses.
Nestes primeiros confrontos o Hellcat provou ser superior aos Mitsubishi Zero japoneses, tornando-se, a partir dessa altura, a espinha dorsal da aviação da US Navy participando em todas ofensivas americanas da grande campanha da guerra do Pacífico.
F6F-5N a descolar do USS Ticonderoga |
Durante seu serviço na segunda guerra mundial, o F6F Hellcat tornou-se o mais bem sucedido caça naval de todos os tempos com um total de 5.271 vitórias, destas, 5.163 foram obtidas por pilotos da marinha e corpo de fuzileiros navais com uma perda de apenas 270 aeronaves. Em conjunto com o Vought F4U Corsair, formou um par letal para a aviação japonesa na fase final da guerra do Pacifico.
Com o fim da guerra, o Hellcat foi progressivamente retirado de serviço, sendo substituído pelo novo F8F Bearcat.
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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VER TAMBÉM
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