Latécoére Laté 298

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Latécoère Laté 298 foi um hidroavião multifunção, de três lugares, construído para a Aéronavale (Aviação Naval Francesa) em finais da década de 1930. Destinava-se a cumprir funções de bombardeiro torpedeiro, bombardeio horizontal e de mergulho (com duas bombas de até 150 kg cada), reconhecimento de longo alcance (utilizando para o efeito um tanque de combustível extra de 535 litros), reconhecimento noturno e lançamento de cortina de fumo. 
Considerado por Morareau e Ledet no livro "Le Latécoère 298" como o melhor avião torpedeiro do mundo, em 1939, era operado por sete esquadras de torpedeamento (“T”) da Aéronavale (braço aéreo da marinha francesa) no inicio da Segunda Guerra Mundial. Porém, nunca lançaria um torpedo em operação, sendo, durante a Batalha de França, largamente empregue em missões para as quais dificilmente seria adequado e para as quais as suas tripulações não haviam sido treinadas, bombardeamento e ataque a colunas motorizadas alemãs que invadiam o norte de França.
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GALERIA

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Laté 298
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Laté 298
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Laté 298
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Laté 298
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Laté 298, Arzow, Argélia, 1941
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Laté 299









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HISTÓRIA
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  • A empresa Latécoère e o seu primeiro avião militar, Latécoère Laté 290
O Groupe Latécoère, atualmente uma empresa de produção de componentes para aeronaves com sede em Toulouse, na França, foi fundada por Pierre-Georges Latécoère em 1917, tornando-se conhecida no período de entre as guerras pelos seus hidroaviões de transporte de correio e passageiros. Durante a Grande Guerra contruíra biplanos de reconhecimento, Salmson, e a partir dos anos 1920 dedicara-se à construção de aeronaves de uso civil para a sua subsidiária, “Société des Lignes Aeriennes Latécoère” criada em 1919, que se tornaria uma das maiores companhias de aviação civil da década de 1920 sob a designação de “Compagnie Générale d'Entreprises Aéronautiques” (CGEA).

Latécoère Laté 290
Em 1931 a empresa, designada desde 1922 por Société Industrielle des Avions Latécoère (S.I.D.A.L.), desenhara e construíra o Latécoère Laté 290, em resposta a uma especificação da Aéronavale para um hidravião torpedeiro de três lugares construído a partir do modelo Latécoère Laté 28, um bem sucedido avião, vulgarmente utilizado como correio aéreo ou no transporte de, até oito passageiros. Mais rigorosamente, o hidroavião Latécoère 28-3, fora o primeiro a realizar uma travessia entre Dakar e Natal, em 21 horas, para entrega postal, em 12 de maio de 1930.

O Latécoère Laté 290 dispunha de uma silhueta e estrutura idêntica à do seu antecessor civil, um comprimento de 14,65 metros e uma envergadura de 19,25, asa alta suportada por montantes presos à fuselagem e motorizado por um Hispano-Suiza 12Nbr de 650cv. 

Podia transportar um torpedo de 680 kg ou duas bombas, colocadas sob a fuselagem entre os dois flutuadores, e para proteção dispunha de duas metralhadoras Vickers sincronizadas com a hélice na carenagem superior do motor e uma arma Lewis de 7,7 mm numa montagem flexível na parte traseira da fuselagem.

Latécoère Laté 294
A Aéronavale encomendou uma série de 30 aeronaves, com as quais equipou o esquadrão 4T1 em Berre em junho de 1933.

Vítima de um número bastante elevado de acidentes durante os seus anos de serviço, o Latécoère Laté 290, fez pouco mais que abrir o caminho a um sucessor, o Latécoère 298.

Os Latécoère Laté 290 foram retirados de serviço em dezembro de 1938 e substituídos na época pelos novíssimos Latécoère Laté 298, no entanto em 1937 um único Latécoère Laté 294, uma versão equipada com motor radial Gnome-Rhône 14 Kdrs de 870cv, um estabilizador vertical redesenhado e menor envergadura, fora construído e entrara ao serviço da Aéronavale onde permaneceu até 1939.

  • Os Latécoère Laté 298 e 299
Em meados de 1934 a Aéronavale começo a procurar um substituto para os seus envelhecidos torpedeiros Levasseur PL15 e Latécoère 290 e, quando a S.I.D.A.L apresentou o projeto do Latécoère 298, não teve qualquer concorrente. 

Latécoère Laté 298
Consequentemente as autoridades aprovaram o projeto, contratando a construção de um protótipo para avaliação. O protótipo (Laté 298.01) foi construído em Toulouse-Montraudan e realizou o vou inaugural em maio de 1936 sendo aprovado produção em agosto de 1937, depois de realizadas pequenas modificações. 

O Latécoère 298 era um de grande monoplano de asa baixa cantiléver, fuselagem de secção oval semelhante à do seu antecessor Laté 290, com estrutura metálica e revestimento também metálico com exceção de pequenas superfícies que possuíam revestimento em tecido. O motor, um Hispano-Suiza 12Ycrs (o mesmo que o MS.406) que impulsionava uma hélice de passo variável da Ratie, possuía radiadores retráteis localizados abaixo das raízes das asas, entre os dois grandes flutuadores ligados à fuselagem por escoras em “N”. A tripulação era constituída por um piloto, um artilheiro traseiro e um navegador/operador de rádio, este último apenas em missões para as quais fosse necessário. 

Latécoère Laté 298
As munições de ataque, um torpedo Tipo 1926 DA com cerca de 670 quilos, ou duas bombas de 150 quilos ou cargas de profundidade, eram transportadas parcialmente embutidas por baixo da fuselagem da frente entre os flutuadores.

A fuselagem não podia acomodar o desejado canhão Hispano-Suiza HS.9 de 20mm, deixando o armamento fixo limitado a apenas duas metralhadoras Darne de 7,5 mm nas asas e mais uma à retaguarda em montagem flexível operada pelo artilheiro.

As linhas elegantes, semelhantes aos caças da época e o seu potente motor, podiam levar a concluir que o Laté 298, possuía uma performance que lhe permitiria enfrentar caças seus contemporâneos, porém as suas grandes dimensões comprometiam essa capacidade principalmente quando carregado.

As primeiras 24 aeronaves Laté 298A, encomendadas em 1937, que diferiam do protótipo apenas pela canópia ligeiramente modificada, começaram a ser entregues às unidades operacionais, em janeiro de 1939, equipando a esquadra T2, baseada em Cherbourg e de seguida a T1, baseada em Berre. 

Latécoère Laté 298
A versão seguinte, Laté 298B, incluiu espaço adicional para um quarto tripulante e asas dobráveis para facilitar o transporte, tendo sido construídas 42 unidades. 

Ambas as versões dispunham de um suporte para um torpedo de 670 quilos, no qual também era possível suspender um tanque de combustível adicional com capacidade de 534 litros, para as designadas tarefas IIP (reconhecimento com alcance de até 2200 km) ou um dispositivo de emissão de fumo, para tarefas V (cobertura de navios). O armamento poderia ser, em alternativa, composto por duas bombas de 150 kg para tarefas II (bombardeamento) ou nove suportes para foguetes para tarefas IV (reconhecimento noturno).

O Laté 298D, semelhante, mas sem asas dobráveis teve uma encomenda de 65 unidades das quais as ultimas 20, produzidas em 1942 para o governo de Vichy seriam da versão Laté 298F, simplificada relativamente à anterior e com metralhadoras MAC de 7,7mm em vez das armas Darne (apenas vinte destas unidades seriam entregues).

Latécoère Laté 299, com as asas dobradas
No início de 1940 para além das T1 e T2 estavam equipadas com Laté 298 as esquadras TZ e T4 e as HB1 e HB2 localizados na costa mediterrânea francesa.

Até junho de 1940 tinham sido entregues cerca de 110 aeronaves e após a capitulação francesa foram entregues ao governo de Vichy mais cerca de 20 unidades (versão Laté 298F).

Em 1939 foi construída o protótipo, Laté 299, uma versão terrestre com trem de aterragem retrátil, em substituição dos dois flutuadores, planeado no ano anterior com um motor Hispano-Suiza 12Y-27 de 920cv. Seria construído um segundo protótipo com motor Hispano-Suiza 12Y-43 de 970cv, enquanto que em 1942 o primeiro protótipo seria convertido como plataforma de teste do grupo motopropulsor desenvolvido para o Arsenal VB-10, composto por dois motores Hispano-Suiza 12Y-31 montados em tandem para moverem duas hélices contra-rotativas. Os testes decorreram durante o ano de 1943 sob supervisão da Luftwaffe.

  • Os Latécoère Laté 298 em operação
Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, tinham sido entregues 81 aeronaves. Até à capitulação francesa os Laté 298 foram utilizados em missões de patrulha costeira armados com bombas. Realizaram, durante a Blitzkrieg, de maio a junho de 1940 operações de bombardeamento a baixa altitude, ataque e reconhecimento nas zonas costeiras francesas.

Latécoère Laté 298, lançando um torpedo de instrução
".. Em 23 de maio de 1940, cerca de dezoito Latécoère 298 bombardearam pontes e junções entre Boulogne e o rio Somme ...". (William Green em 'Warplanes of the Second World War') 

Cerca de 54 Laté 298 seriam capturadas pelas forças alemãs que invadiram o sul de França e que os usaram posteriormente em tarefas de ligação.

Em junho, após a declaração de guerra da Itália à França, as unidades equipadas com Laté 298 foram redirecionadas para o Mediterrâneo onde executaram alguns ataques contra alvos navais italianos, mas com pouco sucesso. Até então, a maioria dos hidroaviões torpedeiros havia sido evacuada para o norte da África, com exceção da Escadrille T4, que permaneceu no sul da França.

De acordo com os termos do Armistício todas as aeronaves francesas deveriam permanecer em terra, mas após o ataque da Royal Navy à frota francesa em Mers el-Kébir, as aeronaves francesas começaram a patrulhar as costas do norte de africa, sob controlo de Vichy regularmente. Mesmo assim, a maioria dos Latécoére 298 teve pouco uso no período pós Armistício durante o qual, em julho de 1940, e apesar do ataque da Royal Navy, uma tripulação de Latécoère desertou para Malta, ainda sob controlo britânico, juntando-se à RAF, e operando a aeronave, a partir daí, em missões de reconhecimento e distribuição de panfletos. 

Latécoère Laté 298D, esquadra T6, Dakar, 1942
Os desembarques aliados no Norte de Africa durante a Operação Tocha não marcaram o fim da carreira dos Latécoére 298, como aconteceu com muitos outros tipos de aeronaves francesas. A necessidade de assegurar a nova fortaleza aliada no Mediterrâneo forçou a marinha a usa-los para patrulha costeira, como um complemento a outras aeronaves aliadas, e alguns terão permanecido em uso mesmo após o final da Guerra, como aeronaves de instrução na esquadra 53.S até serem retirado de serviço em 1951.




FICHA DA AERONAVE
GERAL:
  • ANO DO PRIMEIRO VOO: 1937
  • PAÍS DE ORIGEM:  França
  • PRODUÇÃO:  177
  • PAÍSES OPERADORES: França
ESPECIFICAÇÕES DE VARIANTE 
  • VARIANTE: Laté 298D
  • FUNÇÃO:  Hidroavião naval multifunção
  • TRIPULAÇÃO:  3
  • MOTOR:  1 x Hispano-Suiza 12Ycrs, V-12
  • PESO VAZIO: 3070 (kg)
  • PESO MÁXIMO NA DESCOLAGEM:  4810 (kg)
  • COMPRIMENTO: 12,56 (m)
  • ENVERGADURA: 15,50 (m)
  • ALTURA: 5,25 (m)
PERFORMANCE
  • VELOCIDADE MÁXIMA:  290 (km/h)
  • RAIO DE COMBATE: 1000 (km)
  • TETO MÁXIMO:  6520  (m)
ARMAMENTO
  • FIXO: 
3 x metralhadoras Darne de 7,5 mm

  • CARGA BÉLICA:
Até 680 kg de munições:
1 x torpedo Tipo 1926 DA; ou
2 x bombas de 150 kg; ou
3 x cargas de profundidade, ou
9 x foguetes

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PERFIL
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DESENHOS
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FONTES
REVISÕES E RECURSOS ADICIONAIS
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  • Publicação e Revisões
# Publicado em 2018-12-29 
  • Recursos Adicionais
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