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O Hawker Sea Fury foi o último caça a hélice da Hawker, o sucessor evolucionário dos caças-bombardeiros Hawker Typhoon e Hawker Tempest da Segunda Guerra Mundial, antes do surgimento do jato. Foi o ultimo caça a hélice operado pela Fleet Air Arm (FAA) braço aéreo da Royal Navy e também um dos mais rápidos caças com motor de pistão até hoje construído.
Desenvolvido em resposta a uma exigência em tempo de guerra, o Sea Fury apenas entraria ao serviço dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial.
Embora originalmente desenvolvido como um de caça baseado em porta aviões, a sua versão definitiva, o Sea Fury FB 11, tornar-se-ia um caça-bombardeiro eficaz e popular dentro e fora do Reino Unido, tendo participado em conflitos do pós-guerra como a Guerra da Coréia no início de 1950, e em 1961 na operação de Desembarque na Baía dos Porcos em Cuba.
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Ano
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1947
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Pais de Origem
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Reino Unido
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Função
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Caça naval
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Variante
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FB 11
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Tripulação
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1
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Motor
| 1 x Bristol Centaurus 18 | |||||
Peso (Kg)
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Vazio
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4191
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Máximo
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6645
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Dimensões (m)
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Comprimento
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10,56
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Envergadura
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11,69
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Altura
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4,84
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Performance (Km)
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Velocidade Máxima
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740
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Teto Máximo (m)
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10900
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Raio de ação
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1126
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Armamento
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4 x canhões Hispano Mk.V de 20 mm
12 × foguetes de 76.2 mm, ou Até 907 kg de bombas | |||||
Países operadores
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Reino Unido, Austrália, Birmânia, Canadá, Cuba, Egito, Alemanha, Iraque, Países Baixos, Paquistão
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Fontes
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Os primeiros Sea Fury FB 11 foram entregues ao 802º esquadrão em maio de 1948, e entre 1948 e 1956 passaram a integrar 23 esquadrões da FAA, a bordo dos porta aviões da Royal Navy, entre eles os HMS Ocean, HMS Theseus , HMS Glory, HMS Magnificent.
# Revisto em 2016-11-13 #
# Publicado em 2015-09-28 #
Hawker Fury ( NX798) Prototipo, 1944 |
O processo de design do Hawker Sea Fury foi iniciado em setembro de 1942 por Sydney Camm, um dos projetistas de aeronaves mais importante da Hawker. O Hawker Tempest, em desenvolvimento na época, era promissor apesar dos problemas com a seleção do seu motor, no entanto era um caça pesado e de grandes dimensões, por isso Sydney Camm, decidiu torna-lo mais pequeno e leve. O novo caça ligeiro teria as asas semielípticas do Tempest encurtadas na sua secção central e uma fuselagem também semelhante e também ela encurtada, mas com uma estrutura totalmente monocoque e uma área de cockpit maior para proporcionar melhor visibilidade ao piloto.
O projeto foi formalizada em janeiro de 1943, quando o Ministério do Ar Britânico emitiu a Especificação E.6/42 para um Tempest ligeiro experimental logo seguida da Especificação F.2/43, emitido em maio de 1943, que exigia uma alta taxa de subida (não inferior 23 m/s a partir do nível do solo até aos 6.096 m), boa capacidade de manobra de combate e uma velocidade máxima de pelo menos 724 km h aos 6705 metros de altitude.
Hawker Sea Fury (SR661) Prototipo, 1944 |
O armamento seria composto por quatro canhões Hispano de 20 milímetros com um total de 600 munições, e capacidade para duas bombas de 454 kg.
Em abril de 1943, a Hawker recebe a Especificação N.7/43 do Almirantado Britânico, para uma versão navalizada da aeronave em desenvolvimento ao que Sidney Camm propôs a consolidação dos requisitos de ambas as especificações com as alterações necessárias para operações navais realizadas numa base suplementar.
Por volta de 1944, o projeto da aeronave finalmente recebeu o seu nome, a versão da Royal Air Force (RAF) seria designada por Fury e versão da Fleet Air Arm (FAA) seria o Sea Fury.
Prototipo Sea Fury (LA610) com motor Sabre VII |
O primeiro protótipo do Hawker Fury (NX798) voaria, em setembro de 1944, foi com um motor Centaurus XII e uma hélice Rotol de quatro pás. O segundo seria o LA610, originalmente protótipo Tempest Mk III, voaria pela primeira vez em novembro de 1944 com motor Griffon 85 e hélice Rotol de seis pás contra-rotativas (mais tarde, em 1946, seria testado com motor Napier Sabre VII, como protótipo de uma versão Sea Fury destinada a exportação). No entanto o primeiro verdadeiro protótipo do Hawker Sea Fury totalmente navalizado (SR661), só voaria em julho de 1945 com um motor Centaurus XV.
O final da guerra ditaria o cancelamento das encomendas até então lançadas para o Hawker Fury uma vez que a RAF dispunha de um número já excessivo de Spitfires de última geração e de Tempest. Contrariamente a FAA dispunha como principal aeronave o Seafire que era considerado insuficiente às exigências da operação naval, e por isso manteve o desenvolvimento do Sea Fury, embora reduzindo a encomenda global para apenas 100 aeronaves.
Hawker Sea Fury FB 11, no HMS Glory, 1951 |
O primeiro modelo de produção, Hawker Sea Fury F Mk 10, equipado com motor Bristol Centaurus 18, voo pela primeira vez em setembro de 1946, sendo sujeito a um programa de testes em Boscombe Down e posteriormente no HMS Victorious. Foram produzidos cinquenta Sea Fury F Mk 10, vinte dos quais sujeitos a intensos testes até que em julho de 1947 foram declarados aptos para serviço operacional.
Entretanto a Hawker Aircraft continuou a desenvolver e refinar o Sea Fury apresentando Sea Fury FB Mk 11, uma versão atualizada com várias melhorias, entre elas a mais notável era o mecanismo de dobra hidráulica das asas destinado a aliviar as operações sobre os convés e adaptação para uso de varias armas ar-terra.
Sea Fury, FAA, no HMS Ocean, Guerra da Coreia |
A FAA, acabaria por adquirir um total de 615 Sea Fury, a esmagadora maioria deles do padrão Mk 11, e também uma versão de instrução de dois lugares designado por o Sea Fury T 20.
A Hawker Aircraft estava interessada em exportar o Sea Fury, pelo que promoveu o avião junto de potenciais compradores estrangeiros, acabando a aeronave por ser adquirida por vários países da Commonwealth e não só. Entre eles a Austrália, Holanda, Canadá, Birmânia, Cuba, Egito, Alemanha Ocidental, Iraque, e Paquistão, adquiriram o Sea Fury tanto para operar em porta-aviões como a partir de bases terrestres.
Após a eclosão da Guerra da Coreia em 25 de junho de 1950, os Sea Fury foram enviados para a região como contribuição da Grã-Bretanha, para a força-tarefa multinacional da ONU para ajudar a Coreia do Sul na sequência da invasão da Coreia do Norte. Os Sea Fury operaram a partir dos porta-aviões Marinha Real HMS Glory , HMS Theseus , HMS Ocean, e do porta aviões australiano HMAS Sydney , tendo sido usados durante todo o conflito principalmente em operações de ataque ao solo e de apoio próximo mas também em operações de interdição do espaço aéreo.
Hawker Sea Fury, do HMAS Sidney |
Em 1952, com a entrada no conflito de caças a jacto MIG-15 pilotados por chineses o Sea Fury reclama o abate de pelo menos uma dessas aeronaves em confronto direto.
O Sea Fury permaneceu ao serviço da Royal Navy até 1953, ano em que começou a ser substituído pelo jacto naval Hawker Sea Hawk.
Após a retirada do serviço militar, um grande número de Sea Fury foi vendido a particulares, que o usam (ainda nos dias de hoje) como um avião de corridas e demonstração. No total haviam sido produzidas 860 Sea Fury nas suas várias versões.
# Publicado em 2015-09-28 #
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- O Hawker Sea Fury em operação