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O Cessna A-37 Dragonfly , ou Super Tweet , é um avião ligeiro Norte Americano desenvolvido a partir do Cessna T-37 Tweety Bird entre em 1960 e 1970 para missões de contra-insurgência e apoio próximo.
O escalar do envolvimento Norte Americano no sudeste asiático e as crescentes perdas de aeronaves de apoio próximo Douglas A-1 Skyraider dos EUA e do Vietname do Sul criou na USAF a necessidade de uma aeronave mais moderna para aquele tipo de missão e o Cessna T-37C parecia ser o candidato adequado para o efeito.
Como resultado, a USAF contratou a Cessna para a construção de dois protótipos e posteriormente para a construção de um lote de 39 aeronaves de pré-produção inicialmente designadas AT-37D, para serem testadas em ambiente de combate no Vietname.
Apesar do sucesso dos testes a aeronave revelou algumas deficiências colmatadas na versão de produção A-37B, que seria largamente implantada no Vietname do Sul e após o final do envolvimento americano no Vietname, nas forças aéreas de vários países da América Latina.
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Ano
| 1967 | |||
Pais de Origem
| EUA | ||||
Função
| Ataque e apoio próximo | ||||
Variante
| A-37B | ||||
Tripulação
| 1 ou 2 | ||||
Motor
| 2 × turbojatos General Electric J85-GE-17A | ||||
Peso (kg)
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Vazio
| 2817 | |||
Máximo
| 6350 | ||||
Dimensões (m)
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Comprimento
| 10,92 | |||
Envergadura
| 8,62 | ||||
Altura
| 2,70 | ||||
Performance
(km/h; m; km) |
Velocidade
| 816 | |||
Teto Máximo
| 12730 | ||||
Raio de ação
| 1480 | ||||
Armamento
| 1 x metralhadora GAU-2B de 7,62mm no nariz 8 x suportes sob as asas para 1230 kg de armas: - SUU-11 / A (metralhadora M134 de 7,62mm - GPU-2 / A (canhão M197 de 20mm, ou DEFA de 30mm) - pods, cada um com sete foguetes de 70 mm - misseis AIM-9 Sidewinder - bombas Mk.82 de 241 kg - pods de bombas de fragmentação (SUU-14) - tanques de Napalm, (SUU-25) | ||||
Países operadores
| EUA, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Peru, Uruguai, Chile, Equador, Coreia do Sul, Tailândia | ||||
Fontes
| En.wikipedia.org | ||||
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GALERIA
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HISTÓRIA
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Os resultados dos testes foram bons, mas o interesse USAF pela aeronave abrandou até ao momento que a guerra no Sudeste Asiatico em crescendo começou a provocar um aumento das perdas do Douglas A-1 Skyraider, aeronave de apoio próximo usada pela USAF e USN. Este problema renovou o interesse pelo YAT-37D, que parecia ser um candidato promissor á substituição do A-1 e por isso a USAF decidiu avaliar a aeronave em combate.
O A-37B também foi exportado para a América Latina, principalmente durante a década de 1970. Era adequado ás necessidades daqueles países devido à sua simplicidade, baixo custo e eficácia contra movimentos de guerrilha insurgentes. As suas asa retas permitiam-lhe voar sobre os alvos a velocidades muito baixas o que melhorava a sua precisão no ataque a alvos no solo. Por outro lado o A-37 tinha necessidades e tempos de manutenção relativamente baixos, em comparação com outras aeronaves, isto focou a dever-se em grande parte aos vários painéis de acesso aos sistemas da aeronave em locais estratégicos e de fácil acesso. Como tal foram amplamente utilizados pela Força Aérea Salvadorenha contra os guerrilheiros rebeldes da FMLN durante a guerra civil salvadorenha. Fornecidos pelos Estados Unidos em 1983 como um substituto dos Dassault Ouragans, permaneceram em condição operacional até ao final da guerra em 1992.
Em 2016 os A-37B continuam em operação, nos ativos das forças aéreas da Colômbia (7), El Salvador (15), Guatemala (3), Honduras (9), Peru (24), Uruguai (12).
O crescente envolvimento militar americano no Vietname na década de 1960 criou á USAF uma forte necessidade de aeronaves de ataque e apoio próximo. Consequentemente no final de 1962, o Air Force Special Operations Air Warfare Center usou dois aviões T-37, para avaliação do seu uso em operações de contra-insurgência (COIN). Os resultados demonstraram que a aeronave tinha potêncial de desenvolvimento, sendo que para isso teria que ser modificada para que pudesse transportar uma carga maior, ter maior resistência e melhor desempenho.
YAT-37D armado com misseis Sidewinder |
Em 1963, a Cessna é contratada para a construção de dois protótipo baseados no T-37C, com especificações que exigiam uma aeronave mais pesada e consequentemente com motores mais poderosos. As especificações incluíam, asas mais fortes, com três três suportes cada, para transporte de armamento ou combustível, tanques de combustível auto selantes nas pontas das asas com 360 litros de capacidade, uma metralhadora General Electric GAU-2B/A de 7,62 milímetros (estilo Gatling), trem de aterragem mais resistente, preparado para pistas irregulares, aviónicos (comunicações, navegação e orientação) compatíveis com missões de ataque e apoio próximo, e contra-insurgência (COIN), e blindagem do cockpit.
Estas alterações significaram um aumento drástico no peso da aeronave e por isso foram instalados dois motores General Electric J85-J2/5 de 10.7 kN de empuxo cada, em substituição dos antigos Continental J-69.
O primeiro prototipo, YAT-37D, voou em outubro de 1964, seguido, um ano depois, pelo segundo que tinha quatro suportes sob cada asa, em vez de três (o primeiro protótipo foi também atualizado para essa configuração).
Teste de tiro da metralhador do YAT-37D, |
Foi então encomendado um lote de 39 YAT-37D de pré-produção, com pequenas alterações em relação aos protótipos. Essas aeronaves foram inicialmente designado AT-37D , mas a designação foi rapidamente alterado para A-37A .
O A-37A tinha um peso bruto de descolagem de 5.440 kg, dos quais 1,230 kg eram munições (o T-37B tinha um peso máximo á descolagem de apenas 2.980Kg). Retinha os controlos duplos de seu antepassado T-37, permitindo que fosse também usado como um avião de treino operacional. Em combate, o segundo assento era ocupado por um navegador, mas normalmente a aeronave era tripulada por apenas um piloto nas missões de apoio próximo, permitindo um ligeiro aumento do material bélico.
A-37A, sobre o Vietname 1972 |
Em 1967, 25 A-37As foram enviados para a Base Aérea de Bien Hoa, no Vietname sob o programa de avaliação "Combat Dragon", de onde voaram em missões de apoio aéreo próximo, escolta de helicópteros, controle aéreo avançado (FAC) , e interdição noturna.
Durante este período, os A-37A voaram em milhares de operações sem que nenhum fosse perdido em combate, embora dois fossem destruídos em acidentes de aterragem. Nesse periodo foi formalmente apelidado de "Dragonfly" (embora a maioria dos pilotos o chamasse de "Super Tweet"), um nome, revelador do sucesso do programa "Combat Dragon", apesar de, sem surpresa, terem sido reveladas algumas das deficiências do A-37A, como a falta de raio de combate, o "peso" dos controlos mecânicos e a vulnerabilidade do sistema de controle de voo não redundante da aeronave.
Consequentemente, em 1967 a USAF contrata à Cessna para um novo desenvolvimento do Super Tweet, o A-37B, com uma encomenda inicial de 57 aeronaves, rapidamente aumentada para 127, parte deles destinados à Força Aérea Sul-Vietnamita (VNAF) como substitutos para os seus A-1 Skyraiders.
O protótipo A-37B foi lançado em setembro de 1967, e as entregas iniciaram-se em 1968. Foi equipado com motores General Electric J85-GE-17A, com 12,7 kN de empuxo cada, e incluía melhorias na proteção dos tripulantes, como os assentos ejetáveis blindados, o cockpit protegido com cortinas de nylon à prova de bala e os tanques de combustível protegidos com espuma auto-selante.
A-37B da Força Aérea de El Salvador (FAS) |
A carga bélica, passível de ser instalada nos oito suportes disponíveis sob as asas, incluía bombas com alto poder explosivo, bombas de fragmentação, casulos de foguetes, tanques de napalm, casulos externos SUU-11/A, (metralhadora M134 de 7.62mm), e tanques externos de combustível.
Acabariam por ser produzidos um total de 577 A-37B, dos quais 254 foram entregues à Força Aérea Sul-Vietnamita.
No fim da guerra, o A-37 tinha voado mais de 160.000 missões de combate com apenas 22 perdas. Aproximadamente 187 A-37B estavam no sul do Vietname em serviço quando o país caiu, destes, 92 foram recuperados pelos EUA, enquanto os outros 95 foram usadas mais tarde pelos vietnamitas comunista em missões sobre Camboja e durante o conflito com a China em 1979. Essas aeronaves terão sido retiradas de serviço no final de 1979 ou início de 1980, com toda a probabilidade, devido à falta de peças de reposição.
A-37B da Força Aérea Uruguaia no Cruzex IV, 2008 |
Algumas das aeronaves foram enviadas para os aliados comunistas do Vietname como Checoslováquia , Polónia , a União Soviética e Alemanha Oriental . Outros foram vendidos a proprietários privados estrangeiros. Seis exemplos de A-37B tornaram-se propriedade de americanos, enquanto quatro A-37B são agora propriedade de privados em Austrália e Nova Zelândia .
Os remanescentes A-37 da USAF foram transferidos para a Air National Guard (ANG) tendo começado a ser abatidos ao efetivo a partir da década de 1980 até 1990, sendo substituídos pelo muito mais formidável A-10 Thunderbolt II. Os últimos A-37 foram abatidos ao serviço da ANG no ano de 1992.
A-37B (318E), FA Uruguaia |
Em 2016 os A-37B continuam em operação, nos ativos das forças aéreas da Colômbia (7), El Salvador (15), Guatemala (3), Honduras (9), Peru (24), Uruguai (12).
DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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REVISÕES E RECURSOS ADICIONAIS
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- Revisões
# Revisto em 2017-03-05 #
# Publicado em 2015-05-21 #
- Recursos Adicionais
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